• Serviço Discreto

    Embalagem e Facturação Discreta e Simples

  • Envio grátis para Portugal em encomendas acima de 50€

    Escolhe o seu dia de preferência

  • Protecção dos Dados de Clientes

    Os seus dados estão seguros e protegidos connosco

Pele Acneica: Tipos de Acne, Prevenção & Tratamento

A Nossa Pele: De Normal a Acneica

A pele é o maior órgão do nosso corpo e o qual desempenha funções muito importantes. Se pensar nisso, a pele está em todo o lado! Protege-nos e por isso é importante retribuir o favor. Os cuidados com a pele são fundamentais ao longo de toda a vida e devem começar desde tenra idade para poder começar a prevenção para poder combater o aparecimento de acne juvenil, o mais famoso devido à idade em que aparece!

O Que é a Acne?

A acne é provavelmente a doença de pele mais famosa por todo o mundo, atingindo grande parte das pessoas, a qualquer momento das suas vidas. Sendo mais comum o surgimento de acne durante a adolescência, conhecido como a acne juvenil, existem contudo pessoas que sofrem de pele acneica na fase adulta das suas vidas. A nossa pele está repleta de folículos pilosos, e quando estes ficam repletos de sebo e células mortas, geram bactérias, que se espalham, provocando a inflamação e aparecimento de saliências na pele em forma de borbulhas, também conhecidos como comedões.

Independentemente da altura em que a acne vulgar aparece, é importante iniciar o tratamento das borbulhas o mais rápido possível, para evitar a propagação e agravamento da doença. Ao tomar as precauções devidas com um tratamento anti acne, poderá evitar o aparecimento de consequências a nível emocional, psicológico e físico, sendo as mazelas físicas as mais difíceis de lidar, nomeadamente as marcas e cicatrizes da acne.

Porque e Como Devemos Cuidar da Pele?

A pele desempenha três funções fundamentais:

Proteção: é o principal órgão protetor do nosso corpo, uma vez que é a primeira barreira protetora contra os ataques externos, sejam eles físicos ou químicos;

Transmissão: é uma espécie de ponto de contacto entre o nosso corpo e o meio exterior, usando as terminações nervosas que a revestem e que reagem aos vários estímulos (frio, calor, toque…);

Troca: é neste órgão que se sintetiza a vitamina D, tão importante para pele e para o crescimento dos ossos. É ainda a responsável pela regulação da nossa temperatura (através da transpiração, por exemplo).

Por que razão cuidar da pele? Uma pele descuidada e doente pode permitir a entrada de elementos agressores no nosso organismo, como bactérias, vírus ou fungos. Por isso, parte de se proteger e manter saudável passa pelos cuidados diários com a pele.

Qual o Aspecto da Pele Acneica?

Como manifestação da pele inflamada, a acne manifesta-se de várias formas, sendo as mais comuns as populares borbulhas, à qual também pode chamar de espinhas, ou comedões (de ponta branca), e também os pontos negros (comedões fechados). A pele acneica pode manifestar-se como borbulhas no corpo ou na cara, aparecendo principalmente na cara, pescoço, ombros, peito e costas.

Ao contrário do que se possa pensar devido ao aspecto inestético e ao incómodo que certas borbulhas possam causar, não se deve tentar espremer as borbulhas, pois isto tende apenas a agravar, provocar lesão e propagar as bactérias que dão origem à acne. Por muito tentado a que se sinta, não toque nas borbulhas!

O que Provoca a Acne?

Já deve ter reparado, quer tenha sido por experiência própria ou com familiares e amigos, que a acne pode afetar homens, mulheres, bebés, jovens e adultos. Embora o mais comum seja a acne juvenil que ocorre durante a fase adolescente, existe também acne neonatal que se apresenta nos bebés, e a acne adulto que aparece a partir dos 25 anos de idade. As próprias borbulhas e comedões aparecem devido aos folículos pilosos conterem excesso de sebo, gordura e células da pele que já estão mortas, entre outras sujidades do meio ambiente, como poluição e maquilhagem. Ao ficarem entupidos, ocorre assim a inflamação dos poros da pele, dando o aspecto de altos avermelhados, alguns com cabeça preta e outros com cabeça branca.

tratamento do acne e pele acneica

Embora as borbulhas apareçam devido à sujidade, isso não implica que haja descuido na higiene na pessoa, de fato, o excesso de limpeza pode mesmo desregular o pH da pele e provocar a produção em excesso do sebo. Existem fatos que despoletam a pele acneica, entre eles os principais são:

  • Alterações hormonais (adolescência, gravidez, anticoncepcionais, etc);
  • Medicamentos (exemplo: corticóides) ;
  • Alimentação (alimentos ricos em carboidratos, lacticínios, etc.);
  • Cosméticos;
  • Contato com objetos gordurosos, sujos;
  • Genética

O que Pode Agravar as Borbulhas?

tratamento do acne e pele acneica

O acne pode ser agravado devido a vários fatores, alguns deles já mencionados nesta informação. No entanto destacamos outras situações que podem piorar:

  • Cerca de 1 semana antes do período menstrual nas mulheres
  • Gravidez
  • Durante a toma de certos medicamentos
  • Stress e ansiedade
  • Constante contacto das mãos com o rosto
  • Excesso de suor
  • Cabelo oleoso em contato com a pele
  • Aproximação de produtos químicos ou óleos durante o dia a dia
  • Ingestão de esteróides anabolizantes

Diagnóstico da Pele Acneica

Bem como tem vários fatores que levam ao aparecimento e agravamento das borbulhas, existem vários graus da acne, sendo importante avaliar cada situação para adequar e encontrar o melhor tratamento para acne. Dependendo da situação, recomenda-se procurar um dermatologista para avaliar a pele e adequar o tratamento. Veja os diferentes graus:

tratamento do acne e pele acneica
Acne Neonatal.
Os bebés são propícios a sofrerem de acne leve, devido a certas hormonas que são passadas através da placenta, no período antes do nascimento. O stress causado durante o parte, também pode provocar alterações hormonais no recém nascido e dar origem ao acne no bebé; no entanto, este tipo de acne desaparece de forma natural.
tratamento do acne e pele acneica
Acne Infantil
Nos bebés com 3 meses a 1 ano de idade, pode ocorrer o aparecimento de acne, dando origem a borbulhas e pontos negros. Em geral, o acne infantil desaparece com o chegar dos 2 anos de idade. É geralmente provocado por alterações hormonais, e não costuma deixar marca.
tratamento do acne e pele acneica
Acne Vulgar
Este é o tipo de acne que aparece nos adolescentes e jovens adultos. É o tipo mais comum, sendo o que aparece mais em qualquer pessoa, independentemente do sexo, idade ou etnia.
tratamento do acne e pele acneica
Acne Cístico
O aparecimento do acne cístico, destaca-se pelo aparecimento de grandes borbulhas no rosto, peito, costas, braços e pernas, principalmente, dos homens na fase da adolescência. Por vezes, o acne cístico é difícil de tratar, e pode deixar cicatrizes.
tratamento do acne e pele acneica
Acne Fulminante
Esta é uma forma mais grave do acne cístico, que ocorre mais em jovens do sexo masculino. Neste tipo de acne, ocorre um aparecimento muito rápido de borbulhas, em especial, nas costas e no peito. Em alguns casos, pode ocorrer febre e dor muscular e óssea; quase sempre, o acne fulminante deixa cicatrizes.

Rotina de Cuidado da Pele Acneica

Existem inúmeros tratamentos e produtos naturais que ajudam a combater as borbulhas e comedões, para que consiga obter uma pele novamente bonita e saudável. Para os casos mais graves, como a acne fulminante, poderá ser recomendado pelo seu dermatologista a toma de medicação, como um anti-inflamatório local ou oral, porém isto é apenas aconselhado em certas situações.

Saber como cuidar da acne é o primeiro grande passo para começar o tratamento, deverá manter uma rotina de higiene e cuidado para pele oleosa e com acne de modo a prevenir o aparecimento ou agravamento:

Lavagem do Rosto

Ao acordar e ao final do dia, deve lavar sempre o rosto de modo a limpar e deixar os poros respirarem. Se tiver maquilhagem, deve remover a maquilhagem antes de lavar a cara, para que esta não se espalhe pelo rosto. Opte por usar um gel, sabão ou sabonete líquido que respeite o equilíbrio e pH da pele.

Esfoliação da Pele

Ao esfoliar a pele do rosto, ajuda a remover as células mortas da pele, as bactérias e toxinas que não saíram com o lavagem do rosto. Uma boa esfoliação ajuda a renovar a pele a a revelar uma pele nova e saudável, mais rejuvenescida. Pode optar por apenas fazer a esfoliação à noite, ou dia sim dia não, optando por um esfoliante que não seja abrasivo e que seja compatível com o seu tipo de pele.

Tonificar e Nutrir

Antes da aplicação de um creme, deve aplicar produtos específicos para o tratamento intensivo da pele. Quer seja um tónico para acalmar e refrescar a pele, ou um sérum para atacar certas borbulhas e espinhas mais difíceis, deve aplicar nesta fase esses produtos. Note que existem produtos específicos, que só devem ser aplicados à noite, para combater a acne enquanto dorme.

Hidratação e Proteção

Após realizar os cuidados anteriores, deve aplicar um creme hidratante adequado para o dia ou para a noite. Lembre-se que deverá manter a pele protegida do sol, isso irá ajudar a reduzir as marcas dos comedões. Opte por cremes não-comedogênicos, ou seja, que não entopem os poros.

Qual o Melhor Tratamento para a Acne?

tratamento do acne e pele acneica

Para tratar a acne, é necessário ter paciência - não vai desaparecer após 1 dia de tratamento. É claro que pode melhorar visivelmente uma ou outra borbulha, mas para efectuar um tratamento completo à pele com acne, é necessário aguardar entre 1 a 2 meses, até ver melhorias significativas. Não deve desistir após 1 semana, pois os tratamentos demoram a actuar, e a pele demora a cicatrizar e rejuvenescer.

Se sofre de acne, compreendemos a sua frustração. É fácil sentir que o aspecto das espinhas e pontos negros afeta a auto-estima, podendo mesmo influenciar as decisões que tome no dia a dia, como a socialização com amigos e família. Salientamos que ter um cuidado redobrado com a pele oleosa e acneica é crucial, mas, caso mesmo assim não resulte consigo, existem tratamentos que podem melhorar a pele.

Veja algumas dicas para melhorar a acne:

Experimente produtos sem prescrição médica

Os cremes para acne sem prescrição médica, têm ingredientes como o peróxido de benzoílo, ácido salicílico, ácido glicólico ou ácido láctico, que reduzem as bactérias e por vezes secam a pele. Se tem a pele sensível, leia atentamente a fórmula do produto antes de o comprar. Em vários casos, estas são a solução para usar no dia a dia, que não danifica a pele, e consegue combater as borbulhas teimosas.

Não use Maquilhagem

Ou então, use pouco. Quando se tem pele acneica, deve evitar usar base, pó bronzeador ou blush. Se usar maquilhagem, remova sempre, por completo, ao fim do dia. Se possível, opte por cosméticos sem óleos e sem corantes ou químicos. Opte por maquilhagem “não comedogênica”, leia sempre os ingredientes, antes de comprar a maquilhagem.

Cuidado com o que Aplica no Cabelo

Evita usar fragrâncias, óleos, pomadas, cremes ou óleos no seu cabelo. Se eles acabarem por ir para a sua cara, bloqueiam os poros da pele, e deixam esta irritada. Use um shampoo e condicionador suave. O cabelo oleoso, pode acrescentar óleo à cara, portanto lave o cabelo com mais frequência, especialmente se está com uma crise de espinhas. Tem cabelo comprimido? Mantenha-o longe da cara, atado, por exemplo, em rabo-de-cavalo!

Não Toque na Cara

Evita tocar na cara, especialmente nas bochechas e queixo. Não só está a espalhar bactérias, como pode irritar pele da cara inflamada. Nunca rebente ou esprema as borbulhas com os dedos, uma vez que isto causa infecção e cicatriz.

Evite o Sol

Os raios ultravioletas do sol podem aumentar a inflamação e vermelhidão, e podem causar hiperpigmentação (manchas escuras) pós-inflamatória. Alguns medicamentos podem tornar a sua pele mais sensível ao sol. Limite o tempo de exposição ao sol, especialmente entre as 10h00 e as 14h00; utilize roupa protectora, como camisolas brancas de manga comprida, calças e um chapéu que bloqueie os raios solares. Quer tenha borbulhas ou não, aplique sempre protetor com SPF 30, ou mais alto, pelo menos 20 minutos antes das exposição solar.

Alimente a sua Pele

Grande parte dos especialistas em dermatologia concordam que algumas comidas, como o chocolate, não despoletam a acne. No entanto, é importante evitar comida com muita gordura, comida processada e com muito sal e açúcar. Todas as comidas processadas fazem mal à saúde, e estudos comprovam que uma dieta à base de ingredientes como legumes, vegetais, fruta e frutos secos frescos, é o melhor para a sua saúde. Os lacticínios e a carne, são dos alimentos que mais tendência têm a provocar comedões e pontos negros.

Exercício Diário

O exercício físico regular é bom para todo o seu corpo, incluindo a pele. Quando praticar algum tipo de exercício, evite usar roupas ou equipamentos que faça muito atrito com a pele, pois pode causar irritação. Tome banho depois de fazer exercício.

Durma o Suficiente

Alguns estudos relacionam o stress com o aparecimento da pele acneica, porém, este por si não irá provocar a acne, podendo claro, em algumas pessoas, piorar a situação. Ao descansar o suficiente, isso irá ajudar a manter-se mais relaxado o que é positivo para a sua saúde e bem estar geral.

Outros artigos interessantes