Linha aberta das 9h - 19h, Seg. a Sex

(+351) 308 804 992 LIVE CHAT
  • Serviço Discreto

    Embalagem e Facturação Discreta e Simples

  • Envio grátis para Portugal em encomendas acima de 50€

    Escolhe o seu dia de preferência

  • Os nossos clientes adoram-nos!

    Avaliações independentes pelo TrustPilot

A Tiróide e a Queda de Cabelo

A queda de cabelo está muitas vezes associada a determinados problemas de saúde. Descubra a relação dos problemas de tiróide com a queda de cabelo e o que fazer para combater a perde de cabelo!

Para quem sofre de queda de cabelo, nem sempre é fácil descobrir a causa que leva a tal. Problemas de tiróide podem estar a provocar o enfraquecimento progressivo do seu cabelo. Saiba mais sobre o que fazer, caso sofre de problemas de tiróide.

Tratamento da Tiróide

Todas as partes do corpo precisam das hormonas da tiróide para funcionarem bem, isto incluí os folículos de cabelo. Em 2008, o Jornal da Clinica de Endocrinologia e Metabolismo apresentou a primeira prova em como o folículo de cabelo humano é um alvo directo das hormonas da tiróide. Esta pesquisa demonstrou que as hormonas da tiróide T4 e T3, causam impactos nos parâmetros do cabelo, desde o seu ciclo à sua pigmentação.

Hoje em dia existem várias opções de medicação diferentes. Escolher o seu médico, aumenta as suas opções de tratamento e garante que está num bom caminho. Infelizmente, nem todos os médicos estão abertos a todos os tipos de medicação, caso isto aconteça, irá demorar um pouco mais até encontrar o médico ideal para si.

Antes de tomar medicação deverá realizar testes à tiróide, caso o seu médicos se recuse a passar estes exames, pode pedi-los no seu centro de exames clínicos.

O tratamento de problemas de tiróide pode ser a solução para a queda de cabelo, contudo, pode não ser o único problema que origina a perda de cabelo.

Níveis Baixos de Ferritina

Quando os níveis de ferritina (forma armazenada de ferro no corpo) se encontram baixos, esta pode ser a causa da queda de cabelo nas mulheres. Visto que a falta de ferritina é um problema comum em pessoas com hipotiroidismo, é importante realizar testes, incluíndo para os níveis de ferritina, especialmente se está a sofrer de queda de cabelo acentuada. Já não é suficiente ser informado pelo seu médico que os níveis de ferro estão “normais”. Os níveis de ferritina não são sempre testados. Peça uma cópia dos seus resultados e certifique-se de que a ferritina foi testada. Mesmo que esta se encontre num nível normal, não implica que este seja o melhor para si.

Os níveis correctos de ferritina no corpo maximiza a fase anágena, ou de crescimento, do cabelo, incentivando este a crescer no seu melhor. Quanto não está a ingerir ferro suficiente na sua dieta, o seu corpo retira a ferritina armazenada no tecido não essencial (como o folículo de cabelo) e dá aos tecidos essenciais (como o coração). Ao existir carência de nutrientes nos folículos capilares, isto irá prejudicar a saúde dos mesmos e do seu cabelo, consequentemente.

A quantidade normal de ferritina é de 140-170 microgramas por litro; pesquisas mostram que para não existir défice nos folículos, deverá haver um mínimo de 80 ug/L de ferritina no sangue, de modo a evitar a queda de cabelo.

Baixo Ácido Estomacal

Se o ácido do estômago está baixo, as proteínas não são digeridas eficazmente - e o cabelo e as unhas são feitos de… proteínas! Se houver um défice de proteínas no nosso corpo, este sabe que para se manter vivo não necessita de cabelo ou unhas, mas sim do coração e pulmões. Neste caso, se houver falta de proteínas, o corpo irá buscar as reservas que tem para sustentar os órgãos vitais.

Se tiver um baixo ácido estomacal, isto irá provocar uma má absorção de ferro e de outros nutrientes essenciais.

Para aumentar o ácido estomacal a um nível saudável pode optar por uma destas formas: primeira, beber água quente com limão todas as manhãs antes do pequeno-almoço; segunda, antes das refeições grandes, tomar 1 colher de sobremesa de vinagre de maça em água. O conteúdo do vinagre é benéfico em nutrientes e boas bactérias para o nosso corpo!

Falta de Nutrientes

Défice de nutrientes é um problema comum para as pessoas com hipotiroidismo. Não só os nutrientes são essenciais para as funções normais da tiróide, mas para manter os nossos cabelos na cabeça, sem que estes caiam antes do tempo! É importante ingerir todas as vitaminas, proteínas e minerais que o corpo necessita todos os dias! Quando realizar um exame ao sangue, analise os valores de todos os nutrientes, para saber se está carente de algum destes. Os testes devem incluir o iodo, zinco, vitamina D, B12 e magnésio.

Caso sinta falta de algum dos nutrientes, pode optar por tomar um suplemento diário para obter os valores ideias.

Medicamentos e a Queda de Cabelo

Existem vários tipos de drogas que podem ser a causa de queda de cabelo. Segue a lista dos tipos de drogas que causam mais queda de cabelo:

  • Acne - medicamentos que contêm vitamina A, retinóides
  • Antibióticos e anti-fúngicos
  • Antidepressivos
  • Pílula Anti-Contraceptiva
  • Anticoagulantes
  • Medicamentos para baixar o colesterol
  • Supressores do sistema imunitário
  • Tratamento para Cancro do Peito
  • Medicamentos para Epilepsia (anti-convulsões)
  • Medicamentos para elevada pressão sanguínea como os beta-bloqueadores, inibidos de ACE e diuréticos
  • Terapia de reposição de hormonas
  • Estabilizadores de estado de espírito
  • Medicamentos anti-inflamatórios nonsteroidais
  • Medicamentos para doença de Parkinson
  • Esteróides
  • Medicamentos para a tiróide
  • Medicamentos para emagrecer

Alopecia Areata

Alopecia Areata é uma condição de queda de cabelo que causa normalmente zonas carecas no couro cabeludo. É uma doença auto-imune na qual o sistema imunitário ataca os folículos de cabelo.

Pode isto estar interligado com o hipotiroidismo? Sim, e muito!

Estima-se que cerca de 90% das pessoas com hipotiroidismo têm uma condição de tiróide auto-imune conhecida como Thyroiditis Hashimoto. A Hashimoto é uma condição auto-imune na qual o corpo ataca a sua própria glândula da tiróide. As pessoas podem ter Hashimoto e não saber! Existem dois tipos de anticorpos que devem ser testados para saber se sofre desta condição: Anticorpos Peroxidase da Tiróide (TPOAb) e Anticorpos Thiroglobulina(TgAb).

Quando se sofre de doenças auto-imunes, existe uma maior possibilidade de vir a sofrer de outras doenças auto-imunes, portanto é importante manter atenção redobrada.

Desequilibrio das Hormonas Sexuais

Um desequilibrio das hormonas sexuais está normalmente interligado com os casos de hipotiroidismo, tornando ainda maior a razão pela qual se deve testar cada pessoa que sofra de problemas de tiróide.

Existem mulheres que podem sofrer de perimenopausa. O que é isto? É a fase repleta de níveis inconstantes de hormonas que vem antes da menopausa. A perimenopausa pode começar 10 anos antes da menopausa.

O estrogénio, progesterona e testosterona, podem aumentar ou baixar os seus níveis, causando várias alterações no corpo, sendo uma delas a queda de cabelo.

Hoje em dia, pode optar por tratamentos como cremes de estrogénio que conseguem melhorar os impactos destas oscilações hormonais.

Note que deve é também importante preocupar-se com os níveis de testosterona, sim, esta também se encontra nas mulheres! Quando os níveis de testosterona são mais elevados, quer seja pela menopausa, excesso de peso ou outras causas, irá ver sintomas de queda de cabelo masculina e crescimento de pêlos faciais indesejados! O seu cabelo cai, e está com mais bigode? Que injustiça!

Suplementos para Queda de Cabelo

Existem suplementos que conseguem ajudar a combater a queda de cabelo:

Ácidos Gordos Omega-3
GLA - ácido gamma-linolénico
Óleo de Prímula
Biotina
Silicone

Aparelhos e Produtos Capilares

Felizmente, os avanços da ciência e tecnologia criaram produtos e aparelhos capazes de reverter o processo da queda de cabelo, de modo a estimular os seus folículos a crescerem de novo. O capacete com laser Theradome é uma das mais recentes ofertas no mercado, para conseguir recuperar o cabelo de volta!

Newsletter
Registe-se para Ganhar Ofertas Especiais