Linha aberta das 9h - 19h, Seg. a Sex

(+351) 308 804 992 LIVE CHAT
  • Serviço Discreto

    Embalagem e Facturação Discreta e Simples

  • Envio grátis para Portugal em encomendas acima de 50€

    Escolhe o seu dia de preferência

  • Os nossos clientes adoram-nos!

    Avaliações independentes pelo TrustPilot

Principais Causas de Queda de Cabelo nas Mulheres

A queda de cabelo pode ocorrer a qualquer pessoa, sendo homem ou mulher, novo ou velho. Esta pode acontecer devido aos mais variados motivos, desde a genética, doenças autoimunes, até ao mau uso dos produtos de beleza. Descubra qual a razão pela qual perde cabelo!

Está a perder mais cabelo do que é suposto? O que pode fazer quanto a isso?

A melhor forma de compreender o crescimento do cabelo, é ao imaginar um jardim. O sucesso de um bom e bonito jardim, vem do que está por baixo deste, neste caso a terra, no nosso caso, o interior do couro cabeludo.

"Como o jardim, o ciclo normal do crescimento do cabelo deve levar à produção de um produto, que neste caso é o cabelo", diz a Médica dermatologista Wendy Roberts. "Os ciclos de crescimento do cabelo são importantes, pois quando estes entram em colapso, também o nosso cabelo entra."

Os aspectos que interferem com o ciclo - como a medicação, doença, infecção ou químicos - têm o potencial de impedir que o cabelo se forme de forma apropriada e saudável.

"É uma parte do corpo bastante dinâmica (o couro cabeludo), e qualquer aspecto que interfira neste ciclo, leva à queda de cabelo, " diz a Dra. Roberts.

Embora a queda de cabelo parece um problema mais proeminente nos homens, as mulheres têm também uma grande tendência para o enfraquecimento e consequente queda de cabelo. A maioria das mulheres nota este acontecimento quando chega à fase dos 50 - 60 anos de idade, contudo este problema pode ocorrer em qualquer idade e por os mais variados motivos.

Como Fazer Crescer

O cabelo cresce em três ciclos diferentes: anágena, catágena e telógena. Cerca de 90% do cabelo na cabeça está na fase anágena ou fase de crescimento, que dura entre 2 a 8 anos. A fase catágena, ou de transição dura aproximadamente 2 a 3 semanas, durante a qual os folículos encolhem. Durante o ciclo telógena, que dura entre 2 a 4 meses, o cabelo descansa.

Durante grande parte do tempo, a maioria do cabelo no seu couro cabeludo está em crescimento. Apenas cerca de 10% dos fios estão em transição ou em descanso. O cabelo cresce cerca de 15 centímetros num ano, para a maioria das pessoas.

Quando Ocorre a Queda

Quase todas as pessoas perdem entre 50 a 100 fios de cabelo todos os dias. Nos dias em que o cabelo é lavado, é possível ocorrer uma perda de 250 fios, diz a médica Dra. Wendy Roberts. Contudo não deve evitar lavar o cabelo para evitar que isto acontece, uma vez que os cabelos irão acabar por cair eventualmente.

Para as pessoas que não se preocupam em contar os seus cabelos todos os dias, existem formas de saber quando o cabelo está a enfraquecer ou a cair a uma velocidade mais acelerada. A Dra. Roberts diz que as mulheres conseguem notar melhor esta mudança. Quando acorda de manhã, poderão estar mais cabelos na sua almofada, quando escova o cabelo, mais cabelos irão ficar na sua escova!

Quando a Queda Persiste…

Existem sinais visuais que as mulheres devem ter em atenção ao longo do tempo. Embora o cabelo dos homens tenham tendência a cair na zona da testa e da coroa (topo da cabeça), as mulheres tendem a notar uma queda de cabelo no topo ou parte traseira do couro cabeludo. Por vezes a sua linha frontal do cabelo fica intacta, diz a Dra. Nicole Rogers, dermatologista. As mulheres começam por ver uma zona do topo do couro cabeludo a perder cabelo, e com o tempo essa zona vai-se alastrando, tornando-se mais evidente quando estas penteiam o cabelo para trás.

Quando uma pessoa consulta um médico especialista, relativamente à queda de cabelo, existe uma combinação de formas para diagnosticar o seu problema, diz a Dra. Rogers. Inicialmente é feita uma análise de sangue, para garantir que as glândulas da tiróide ou uma doença auto-imune, não são o caso.

Está nos Genes

Outra forma de diagnosticar qual é o problema, é ao ver e ouvir, refere a Dra. Rogers. Ela pergunta como são os familiares dos seus pacientes - a mãe, tias, avós - e se têm tido também sinais de queda de cabelo. Usar uma lupa no couro cabeludo mostra se os folículos variam de tamanho - sendo umas mais grossos e outros mais finos. Um dos mais conhecidos padrões de queda de cabelo nas mulheres é a alopecia androgenética.

Esta é uma condição hereditária que afecta cerca de milhões de pessoas por todo o mundo. A alopecia androgenética está presente na vida de muitas mulheres, e embora tenha mais incidência durante a idade dos 50 ou 60 anos, pode aparecer a qualquer altura, mesmo durante a adolescência.

Normalmente, cada vez que um folículo de cabelo cai, é reposto por um novo cabelo do mesmo tamanho (diâmetro). Nas mulheres com padrão de queda de cabelo, o cabelo novo é mais fino e frágil - uma versão miniatura do anterior. Os folículos de cabelo encolhem e eventualmente parem de crescer.

Condições Médicas e Outros

Se os folículos de cabelo têm um tamanho uniforme, ou se a queda de cabelo é repentina, a mesma pode ser causada por algo para além da hereditariedade, como uma condição médica.

Existe uma vasta gama de condições que podem provocar a queda de cabelo, sendo as mais comuns a gravidez, problemas de tiróide e anemia. Outros incluem doenças graves como as autoimunes, síndrome de ovário policistíco (SOP) e problemas de pele como a psoríase e dermatite seborreíca.

Embora já se tenha notado uma ligação entre a menopausa e a queda de cabelo, a Dra. Roberts diz que esta ligação não é directa. Pode apenas ser uma coincidência, na qual a menopausa e a perda de cabelo ocorrem na mesma idade.

Outras razões para a queda de cabelo incluem o stress excessivo; trauma físico como cirurgia ou uma doença intensa; perda de peso dramática ou num curto espaço de tempo; a ingestão de muita vitamina A. As últimas razões apresentadas, podem somente causar a queda de cabelo após algumas semanas ou até mesmo 6 meses após as mesmas acontecerem.

"A pessoa pode ter cirurgia e estar perfeitamente bem e depois, duas semanas mais tarde, o seu cabelo começa a cair", diz a Dra. Roberts. "Pode ser muito assustador quando o cabelo cai em grandes quantidades."

Causas de Beleza

Outra forma de perder cabelo, é ao puxá-lo propositadamente - penteados como rabos de cavalo, tranças muito apertadas, ou apanhados complicados, fazem as mulheres perderem muito cabelo, acabando também por danificar o que fica atrás. Este tipo de condição que ocorre chama-se de alopecia de tracção.

Todas as coisas que as mulheres fazem para manipular o seu cabelo - tintas, tratamentos químicos, más escovas, secadores e chapas de alisamento - dão origem a cabelo estragado e danificado. Isto inclui escovar demasiadas vezes o cabelo e secar esta com toalha agressivamente quando se encontra molhado.

Felizmente, para a maioria destes problemas aqui referidos, o cabelo nasce de volta, ou então é reversível com tratamentos médicos. Contudo é importante visitar um dermatologista se notar que se passa algo de errado. Quanto mais cedo começar o seu tratamento, melhores são as suas oportunidades para que este volte a crescer.

O que posso fazer?

Actualmente existem as mais variadas soluções para voltar a ganhar o seu cabelo de volta. A ShytoBuy tem ao seu dispor fantásticos tratamentos que conseguem eficazmente dar o seu cabelo de volta. Theradome é um capacete com laser que é fácil de usar e lhe dá ao longo do tempo o seu cabelo bonito de volta! Descubra na nossa loja os restantes produtos para a queda de cabelo.

Newsletter
Registe-se para Ganhar Ofertas Especiais