Linha aberta das 11h - 20h, Seg. a Sex

(+351) 308 804 992 LIVE CHAT
  • Serviço Discreto

    Embalagem e Facturação Discreta e Simples

  • Envio grátis para Portugal em encomendas acima de 50€

    Escolhe o seu dia de preferência

  • Os nossos clientes adoram-nos!

    Avaliações independentes pelo TrustPilot

O que provoca as estrias

O que provoca as estrias? Saiba tudo aquilo que influencia ao aparecimento das estrias no seu corpo e se as pode evitar ou não! Continue a ler para descobrir como pode prevenir as estrias.

As estrias são o resultado de um “esticar” rápido das pele, devido a um crescimento súbito ou a um ganho de peso.

Este alargamento da pele , faz com que a camada do meio da pele (a derme) se quebre, permitindo que as camadas mais profundas da pele apareçam, formando então as estrias.

A derme contém fibras fortes e interligadas, que permitem que a pele seja elástica quando o seu corpo aumenta. Contudo, o crescimento rápido pode causar um excesso de alargamento da pele, quebrando as fibras.

As quebras na derme, permitem que os vasos sanguíneos fiquem à mostra - é por esta razão que as estrias têm uma cor inicial de vermelha, rosa ou roxa.

Quando os vasos sanguíneos acabam por se contrair, a gordura clara debaixo da pele fica visível, alterando desta forma a cor ads estrias para um branco-prateado.

O que causa as estrias?

  • Gravidez
  • Rápido aumento de peso
  • Puberdade
  • Genética
  • Problemas de saúde como o síndrome de Marfan
  • Uso prolongado ou inapropriado de medicação com corticosteróides

Gravidez

As estrias são comuns durante os últimos meses da gravidez, afectando entre 8 de 10 mulheres que são mães. Se vai ou não ter estrias, irá depender do seu tipo de pele e de quão elástica esta é.

Durante a gravidez o corpo produz hormonas que “suavizam” os ligamentos da pélvis, tornando assim mais flexível durante o parto. Os ligamentos são bandas fortes de tecidos que se ligam às articulações, contudo, as hormonas também suavizem as fibras da pele, deixando assim aberta a possibilidade de aparecerem estrias.

Enquanto o bebé cresce dentro da mulher, podem aparecer estrias na barriga da mãe, devido à pele se esticar. O aparecimento de estrias nas coxas e peito também é comum, devido a estes aumentarem.

Após o nascimento, as estrias tendem a desaparecer e tornam-se gradualmente desvanecidas, mas nunca ficam completamente invisíveis.

Rápido aumento de peso

Poderá ganhar estrias se ganhar ou perder peso num curto espaço de tempo. As estrias podem permanecer mesmo após voltar ao peso normal, e geralmente desaparecem. Se faz dietas regularmente, as estrias podem aparecem quando o seu peso aumenta e desce. Se precisar de perder peso, perca devagar para que a sua pele não sofra um grande impacto, que leve ao aparecimento de mais estrias.

Puberdade

Durante a puberdade, o corpo desenvolve-se muito depressa. Os rapazes podem ficar com estrias nos ombros e costas, e as raparigas nas suas ancas, coxas e peito.

Genética

Se tem pessoas na sua família com estrias, como por exemplo a sua mãe, terá mais tendência a desenvolver estrias. Embora seja sempre mais comum aparecem nas mulheres, podem também aparecer nos homens.

Problemas de saúde

As estrias podem aparecer devido a causas raras, como doenças de saúde ou síndromes, como o de Cushing’s ou o de Marfan. O síndrome de Cushing ocorre quando o corpo produz em demasia a hormonal cortisol, que causa o desenvolvimento de estrias. O síndrome de Marfan, é causado devido a um gene que afecta a pele e os tecidos de ligação.

Corticosteróides

Em casos raros, as estrias podem desenvolver-se após o uso prolongado ou inapropriado de corticosteróides, como cremes e loções para tratar problemas de pele, incluindo os eczemas.

Para todos os casos de estrias, já existem produtos que conseguem atenuar as linhas das estrias, desde cremes a aparelhos que usam potente tecnologia, pode já conseguir ver-se praticamente livre destas linhas brancas!

Newsletter
Registe-se para Ganhar Ofertas Especiais