Linha aberta das 9h - 19h, Seg. a Sex

(+351) 308 804 992 LIVE CHAT
  • Serviço Discreto

    Embalagem e Facturação Discreta e Simples

  • Envio grátis para Portugal em encomendas acima de 50€

    Escolhe o seu dia de preferência

  • Os nossos clientes adoram-nos!

    Avaliações independentes pelo TrustPilot

A História dos Folículos na Queda de Cabelo

Saber como o seu cabelo nasce, se mantem e porque ele cai é importante! Aprenda a descobrir se tem potencial para vir a sofrer de queda de cabelo, e saiba como evitar a careca. A ShytoBuy ensina o que necessita de saber sobre perda de cabelo.

Identificar um Folículo Activo

Sabia que todos os seus folículos de cabelo estão no seu couro cabeludo desde que nasceu? É verdade - e o número nunca altera. Quando nos referimos a um folículo activo, referimo-nos a um folículo na sua cabeça que ainda produz cabelo.

Quando a Queda de Cabelo Acontece

Algum cabelo no ralo do chuveiro ou na escova não é razão para preocupação. De facto, a maioria das pessoas perde entre 50 a 100 cabelos por dia, os quais são normalmente repostos por cabelos novos. Se notar uma maior queda de cabelo, para além do normal, tome atenção redobrada - pode ser um sinal de que o seu cabelo está a começar a enfraquecer.

Ciclo do Cabelo: Fase 1 - Crescimento

Todos os cabelos na su cabeça estão constantemente numa das 3 fases do ciclo de crescimento de cabelo. A primeira fase é a de crescimento, chamada de anágena, e dura entre 2 a 6 anos. Durante esta fase, um grupo de células na base do cabelo, chamadas de papilas dermais, multiplicam-se rapidamente. Com a formação de novas células, as mais antigas são empurradas, criando o novo cabelo que vê na raiz.

Ciclo do Cabelo: Fase 2 - Transição

Próximo, as células na base no cabelo param de se multiplicar, o cabelo já não cresce mais e entra na fase catágena, ou de transição. Esta parte do ciclo do cabelo dura entre 2 a 3 semanas.

Ciclo do Cabelo: Fase 3 - Descanço

Finalmente, o cabelo entra na fase telógena. Nesta altura o cabelo descansa entre 2 a 3 meses, antes de cair do folículo.

Ciclo do Cabelo: Fase 4 -Crescer Novamente

Após o cabelo antigo cair, um novo cabelo começa a crescer, e o ciclo repete-se novamente - através das fases anágena, catágena e telógena - para cada folículo presente na sua cabeça, enquanto este estiver activo!

Se tiver queda de cabelo hereditária, irá causar uma diminuição progressiva do seu folículo. Desta forma o cabelo continua a crescer, mas a qualidade do cabelo irá alterar, ficando mais pequeno, fino e menos visível, até que o folículo pare de produzir cabelo novo.

Anatomia de um Folículo Inactivo

Um folículo inactivo é incapaz de produzir cabelo novo. Uma causa comum deste aspecto é a hereditariedade (quando se herdam os genes da queda de cabelo) ou a alopecia androgenéica, que provocam uma redução dos folículos, implicando o crescimento de um fio de cabelo mais fino, pequeno e quase imperceptível, a cada novo ciclo do cabelo, até que acaba por desaparecer.

Fique Atento(a) à Queda de Cabelo

É difícil acreditar que uma mulher tem cerca de 100,000 fios de cabelo na sua cabeça. Quando pensa que cada fio de cabelo está a passar por uma das fases do ciclo de crescimento, é fácil de compreender a razão de ter cabelos mais pequenos e outros mais longos. Embora seja normal perder cabelos todos os dias, é importante ter atenção, para verificar se a perda não aumenta.

As pessoas que sofrem de queda de cabelo hereditária têm o mesmo ciclo de crescimento para os seus folículos, até que estes acabam por se tornar inactivos com o tempo. Com o passar do tempo, nota-se um enfraquecimento dos fios de cabelo.

Todos Perdemos Cabelo

De acordo com o Centro de Belgravia, a maioria clínica de couro cabeludo e queda de cabelo da Europa, todos nós perdemos até 100 fios de cabelo todos os dias. O ciclo de cabelo é igual para todas as pessoas, sofrendo apenas alterações derivadas de problemas que provoquem a queda de cabelo.

O Auge do Cabelo

Para os homens que se sentiram como uma estrela de Hollywood quando tinham 18 anos, esta sensação irá desaparecer quando menos esperam. A queda de cabelo pode começar a ocorrer logo após a puberdade, contudo acontece geralmente entre os 30 anos, quando os níveis de testosterona estão no seu auge.

Durante a casa dos 20 anos de idade, a sua linha de cabelo começa a sentir alterações devido ao androgénio, um composto que estimula o desenvolvimento e manutenção das características masculinas. A sensibilidade genética ao androgénio encolhe os folículos, até que estes não consigam mais produzir cabelos e fiquem inactivos. Combata este problema do couro cabeludo com tratamentos ricos em minoxidil, como o Foligain N5 ou com alternativas de tecnologia laser como o Theradome

Culpe a Mãe Natureza

Mesmo que seja o seu pai a ter mais falta de cabelo, será sempre a família da sua mãe, a culpada pela sua queda de cabelo. Uma pesquisa conjunta da Universidade de Dusseldorf e a de Bonn, descobriu que os genes que provocam a queda de cabelo, provêm sempre da parte materna. Portanto, se o seu avô é careca, comece a preparar-se e encontre já soluções para que a queda de cabelo não se agrave!

Newsletter
Registe-se para Ganhar Ofertas Especiais