Linha aberta das 9h - 19h, Seg. a Sex

(+351) 308 804 992 LIVE CHAT
  • Serviço Discreto

    Embalagem e Facturação Discreta e Simples

  • Envio grátis para Portugal em encomendas acima de 50€

    Escolhe o seu dia de preferência

  • Os nossos clientes adoram-nos!

    Avaliações independentes pelo TrustPilot

Hemorróidas durante a gravidez

Várias mulheres, durante o período de gestação do bebé, sofrem de hemorróidas, devido ao aumento do peso e a este exercer força sobre os músculos do recto e ânus. Aqui explicamos como pode evitar que as hemorróidas aparecem durante a gravidez.

O que são as hemorróidas?

As hemorróidas são vasos sanguíneos na zona do recto, que ficam anormalmente inchadas e inflamadas. São normalmente do tamanho de uma ervilha e podem alcançar o tamanho de uma uva, podendo aparecer dentro ou fora - no recto ou no ânus.

Este problema pode causar comichão e um grande desconforto - e também dor. Em geral, causa um sangramento no recto, especialmente quando tenta evacuar.

Quando aparecem as hemorróidas nas grávidas?

Embora seja comum, nem todas as mulheres que engravidam sofrem de hemorróidas. Quando grávida, o peso aumenta, e este é o factor que causa as hemorróidas. Durante todo o período da gravidez, é mais provável vir a sofrer de hemorróidas a partir do terceiro trimestre; contudo existem casos de mulheres que sofrem logo no primeiro mês, esta é apenas uma previsão. Se já teve hemorróidas antes da gravidez, é bem provável que terá durante também. É também normal, o problema piorar no segundo estágio do parto e tem sido uma das maiores queixas do período pós-parto.

Na maioria dos casos, as hemorróidas que se desenvolvem durante a gravidez, e tendem a desaparecer algumas semanas após o nascimento do bebé, sendo necessário ter cuidado para evitar a obstipação do intestino. Em alguns casos, pode ser necessário recorrer ao uso de produtos naturais ou medicinais para tratar as hemorróidas.

Porque é comum as grávidas terem hemorróidas?

A gravidez torna as mulheres mais propensas a sofrerem de hemorróidas, como também a terem varicoses nas pernas e às vezes na vulva, pelas mais variadas razões. O útero que está em crescimento faz pressão nas veias pélvicas e na veia cava inferior, uma grande veia no lado direito do corpo, que recebe o sangue dos membros inferiores. Este processo pode atrasar o fluxo do sangue que vem da parte inferior do corpo, o que aumenta a pressão nas veias por debaixo do útero e causa um inchaço e dilatação destas.

A obstipação, é outro problema comum durante a gravidez e agrava também as hemorróidas - devido ao esforço extra realizado para evacuar as fezes.

Em adição, um aumento da hormona progesterona durante a gravidez, causa um relaxamento nas paredes das veias, permitindo que estas fiquem inchadas mais facilmente. A progesterona também contribui na obstipação ao atrasar o tracto intestinal.

Como evitar as hemorróidas?

Estará mais susceptível a sofrer de hemorróidas quando está grávida, mas pode sempre tentar evitar que tal aconteça. Veja algumas dicas para tratar e prevenir as hemorróidas:

  • Evite a obstipação: tenha uma dieta rica em fibras (coma muitos vegetais, fruta, legumes e grãos integrais).
  • Pratique exercício físico regular: é necessário manter-se activa, apenas uma caminhada já irá ajudar os seus intestinos.
  • Beba muita água: a hidratação é essencial para as fezes serem consistentes e não demasiado duras.
  • Posição correcta: sentar-se na sanita não é a posição mais correcta para evacuar, mas sim o agachar. Tente esta posição, de forma segura, para não causar esforço extra no ânus e recto.
  • Faça quando tem vontade: se tem hemorróidas, não evite evacuar porque irá causar dor, pois irá apenas obstruir os seus intestinos e criar obstipação.
  • Faça exercícios Kegel: estes exercícios aumentam a circulação na área rectal e fortalecem os músculos à volta do ânus, diminuindo o aparecimento das hemorróidas. Também fortalecem e tonificam os músculos da vagina e uretra, que ajudam a recuperar após o parto.
  • Evite sentar-se durante muito tempo: se o seu trabalho implica passar muito tempo sentada, faça pausas de 10 minutos e mexa-se por cada 1 hora de estar sentada.

O que fazer para aliviar as hemorróidas?

Aplique gelo (com protecção) na zona afectada, várias vezes ao dia. O gelo poderá ajudar com o inchaço e desconforto. Pode também aplicar água congelada com mistura de hamamélis, que tem um efeito suavizante e calmante na pele.

Encha o bidé com água morna e sente-se durante 10 a 15 minutos, várias vezes ao dia. Alterne com água morna/fria.

Veja aqui mais remédios caseiros para aliviar as hemorróidas.

Contacte o seu médico

Se está a sofrer com as hemorróidas e nada consegue ajudar a aliviar este desconforto, consulte a sua ginecologista ou obstetrícia para obter indicações sobre o que fazer no seu caso.

Newsletter
Registe-se para Ganhar Ofertas Especiais