Linha aberta das 11h - 20h, Seg. a Sex

(+351) 308 804 992 LIVE CHAT
  • Serviço Discreto

    Embalagem e Facturação Discreta e Simples

  • Envio grátis para Portugal em encomendas acima de 50€

    Escolhe o seu dia de preferência

  • Os nossos clientes adoram-nos!

    Avaliações independentes pelo TrustPilot

Dicas para Reduzir a Retenção de Líquidos

O que é a retenção de líquidos?

A retenção de líquidos é a acumulação de líquido que passa das veias para o exterior, o chamado espaço intercelular. Quando isto acontece, esta transição provoca inchaço em zonas indesejadas.

A retenção de líquidos é um transtorno metabólico que se dá graças à acumulação de água no organismo e, normalmente, nas pernas, abdómen ou nas mãos, provoca assim inchaço, ou também, o chamado edema. Estes sintomas manifestam-se normalmente quando o nível de líquidos no corpo está acima dos 75%.

Causas da retenção de líquidos

Retenção de Líquidos

A retenção de líquidos acontece devido a várias factores, tais como um desequilíbrio hormonal que regula os níveis de líquidos no corpo, a hereditariedade, a falta de exercício físico, a pouca ingestão de líquidos ou a forma como o corpo reage a certos alimentos, podem ser causas da retenção de água no corpo.

O excesso de sal na alimentação dificulta a eliminação de água do nosso organismo, devido ao défice de proteínas que ajudam o fígado a produzir albumina, substância que evita acumulação de líquidos. Outras causas podem ser a escassez de nutrientes como, a vitamina C e B6, magnésio, ácidos gordos, ómega 3 e ómega 6.

Para além destas causas não podemos esquecer que a roupa demasiado apertada, ficar muito tempo na mesma posição, ou sentado ou de pé, o stress, a ansiedade, as temperaturas muito elevadas e a pressão atmosférica podem também causar a retenção de líquidos. Os casos mais alarmantes e que deve consultar um médico assim que possível é quando o problema é está associado ao hipotiroidismo, insuficiência renal, cardíaca ou quando tem problemas circulatórios.

Sintomas

Identificar os sintomas é o primeiro passo para compreender o que se está a passar com o seu corpo. Alguns estudos indicam que podemos ganhar até 2 kg por causa da retenção de líquidos. Ao contrário do que se pode pensar, quanto mais água ingerirmos menos água ficará retida no nosso corpo.

Os sintomas da retenção de líquidos podem apresentar-se por inchaço nas zonas afetadas, cãibras, fraqueza, palpitações e mau estar, para além disto, e em casos mais extremos, pode ocorrer ainda a queda de cabelo, alergias, unhas quebradiças e tonificação muscular debilitado.

Para identificar se tem retenção de líquidos, há um teste que pode ser feito em casa e que ajuda a perceber se sofre ou não desta condição. Geralmente a maioria das mulheres consegue perceber os sinais como o inchaço em zonas mais suscetíveis, como por exemplo, as pernas. Se apertar de forma continua a pele das pernas e, quando soltar, ficar marcado, doer ou se a pele demorar tempo a voltar ao normal, é porque está a reter líquidos nessa zona. Outra forma de identificar aquilo que o organismo lhe está a dizer é quando mesmo sem aumentar a ingestão de alimentos, mesmo assim há um aumento de peso.

Tratamento

Retenção de Líquidos

Para tratar ou evitar a retenção de líquidos aconselha-se uma mudança dos hábitos alimentares. Comece uma alimentação mais rica em proteínas vegetais, frutos secos, cereais integrais, verduras e frutas.

Pode parecer mentira mas beber muita água ajuda a eliminar a retenção de líquidos. Pode ingerir água de várias formas como em chás ou infusões. Não se esqueça que deve beber pelo menos 2 litros de água por dia e deve consumir alimentos ricos em água e em potássio, como vegetais e fruta.

A prática de exercício físico com frequência é crucial -não só evita cair no sedentarismo, como evita a retenção de água no corpo.

Water Away Retenção de Líquidos

Para aliviar os sintomas de pernas pesadas, faça massagens de drenagem linfática e escolha beber chás diuréticos - estes dois são bons para ajudar quem tem dificuldade na eliminação de líquidos.

Existem à sua disposição no mercado várias formas de tratamento para a retenção de líquidos, aqui na ShytoBuy encontra o Massajador de circulação MaxMedix o Retenix Advanced e o Water Away.

Estes produtos são indicados para aliviar as dores nas pernas e pés cansados e doridos, ajudam a reduzir a retenção de líquidos de forma natural e eficaz, removendo a água das pernas e do resto do corpo. Consequentemente, ajuda também a eliminar toxinas do nosso corpo, a obter músculos mais definidos, e a reduzir os sintomas como inchaço e desconforto.

Alimentos diuréticos que o ajudam a eliminar líquidos do corpo

Alimentos como frutas, verduras, legumes, algumas ervas aromáticas e chás, são considerados diuréticos e ajudam ao bom funcionamento dos rins, ajudando o sistema de filtragem que os rins têm, limpando assim todas as toxinas do nosso organismo através da urina.

Retenção de Líquidos

Frutas

O melão é uma excelente fruta para quem sofre de retenção de líquidos, ele tem a propriedades diuréticas e é também rico em fibras que ajudam no funcionamento dos intestinos, ajudando assim na perda de peso. O melão ajuda ainda a aumentar a imunidade do nosso organismo e a combater os sintomas do TPM.

A melancia contém 90% de água, e é também uma das principais frutas com propriedades benéficas que combatem da retenção de líquidos, sendo muito rica em minerais. A melancia estimula a produção de urina eliminado assim as toxinas.

O abacaxi ajuda o sistema digestivo e o urinário para que funcionem corretamente eliminando as toxinas do corpo.

A pêra é muito eficaz para controlar a hipertensão arterial, com isso mais o seu enorme poder diurético, a pêra é um bom alimento para hipertensos e para quem sofre de retenção de líquidos.

Retenção de Líquidos

Vegetais

A fruta do conde, assim como o pepino tem um efeito diurético e reduz o ácido úrico. A batata yacon, ajuda no processo de emagrecimento e ajuda a baixar a pressão arterial, ajudando a eliminar os líquidos pelo seu efeito diurético.

A água extraída das beringelas é muito eficaz a diminuir o inchaço do corpo, a estimular a produção de urina, e ajuda o organismo a absorver menos gordura.

A cenoura, é rica em minerais como o silício e o potássio, oferecendo igualmente um estímulo ao metabolismo, para este expelir a água em excesso.

O pepino é um alimento altamente diurético que ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico no organismo.

Newsletter
Registe-se para Ganhar Ofertas Especiais