• Serviço Discreto

    Embalagem e Facturação Discreta e Simples

  • Envio grátis para Portugal em encomendas acima de 50€

    Escolhe o seu dia de preferência

  • Protecção dos Dados de Clientes

    Os seus dados estão seguros e protegidos connosco

Dicas para prevenir as aranhas vasculares e varizes

Aranhas Vasculares e Varizes, Porque Tenho?

Sofrer de aranhas vasculares, varizes e varicoses não é um problema de outro mundo, e muitas pessoas, tanto homens como mulheres, jovens e velhos, sofrem deste problema. Veja algumas dicas e soluções naturais para ajudam a prevenir o aparecimento das varicoses e aranhas vasculares, enquanto também melhora a sua saúde.

Melhorar a Saúde & Circulação Sanguínea

imagem de dicas para prevenir varizes

1. Saiba os seus factores de risco

Algumas pessoas, devido a factores genéticos, estão mais propensas a vir a sofrer de varizes. Ao conhecer os seus factors de risco, irá ajudar a escolher o estilo de vida e hábitos que deve levar no seu dia a dia, de modo a prevenir o aparecimento das aranhas vasculares e varicoses. Para além do factor da genética existem outros factores de risco como a idade, o sexo, a obesidade, trauma nos membros inferiores ou falta de movimento.

2. Mantenha um peso adequado

O peso em excesso é conhecido por trazer muitos problemas de saúde, e no que diz respeito a problemas de circulação, o excesso de peso contribui imenso para que esta diminua nos membros inferiores e aumenta o risco do aparecimento de aranhas vasculares e varizes.

3. Tenha alimentação saudável

Evite comidas com elevadas quantidades de calorias e baixo conteúdo nutricional. Opte por uma dieta rica em fibras. Estudos revelam que as dietas baixas em fibra têm um maior índice de casos de varicoses. Dietas ricas em fibra, para além de melhorarem a circulação sanguínea, também baixam o colesterol. Evite o consumo de sal, não só irá reduzir o inchaço como também a retenção de líquidos.

4. Pratique exercício físico regularmente

Andar ou correr melhoram a circulação das pernas, e a circulação adequada ajuda a evitar a formação de aranhas vasculares e varizes e impede que estas possam piorar. O exercício também reduz a pressão sanguínea e fortalece todo o sistema circulatório.

5. Pare de fumar

Se é fumador(a), pare. Já e de conhecimento geral que o tabaco não traz benefícios nenhuns à sua saúde, pelo contrário, apenas causa problemas graves, como o cancro. Estudos demonstram que a elevada pressão sanguínea está associada com o tabaco, e que isto também causa varizes e varicoses nas suas veias. Em geral, ao fumar, irá estar a prejudicar a sua circulação e pressão sanguínea, sendo péssimo para a sua saúde.

6. Evite o sol

Em pessoas com um tom de pele claro, o excesso de exposição solar pode causar aranhas vasculares e desenvolve também a possibilidade de cancro da pele. Dê também preferência ao sol da manhã.

Prevenção: Cuide das suas Pernas

imagem de dicas para prevenir varizes

1. Evite estar de pé durante muito tempo

Permanecer de pé durante várias horas, aumenta a pressão sanguínea nos pés e pernas. Ao longo do tempo, esta pressão enfraquece as paredes dos vasos sanguíneos; isto fará com que o estado das varizes e aranhas vasculares piore, contribuindo para o aparecimento de mais varicoses. Uma vez que em vários trabalhos é impossível evitar o estar de pé, tente andar um pouco quando possível.

2. Sente-se correctamente

Sente-se de forma direita e não cruze as pernas. A boa postura melhora a circulação enquanto as pernas cruzadas podem restringir o fluxo do sangue para e das pernas. Evite sentar-se durante longos períodos de tempo, e faça pausas para andar um pouco e alongar os músculos.

3. Eleve as pernas

Mantenha as pernas elevadas sempre que possível. Relaxe e coloque os pés para cima, para reduzir o risco de desenvolver varizes. Tente colocar as pernas acima do coração 15 minutos, 3 a 4 vezes ao dia. Se possível, enquanto dorme, tenha também os pés mais elevados. Pode também tomar suplementos com ingredientes naturais que aliviem as dores e estimulem a circulação sanguínea, como o Varesil.

4. Mude o seu vestuário

Se usa roupa muito apertada, pode habituar-se à ideia de que a tem de dar. A roupa apertada apenas piora a circulação e pressão sanguínea, portanto use apenas roupa que não aperte a sua cintura e virilhas, de modo a que o sangue possa circular sem obstruções. Isto irá evitar o aparecimento de aranhas vasculares e varizes.

5. Use meias de compressão

Se está a desenvolver varizes, experimente usar regularmente meias ou collants de compressão. Estas podem ajudar a reduzir o inchaço e pressão sanguínea das pernas, evitando e prevenindo as varicoses.

Tenho Varizes... O Que Posso Fazer?

Os problemas de veias inchadas que aparecem na superfície da pele, como as varizes e aranhas vasculares são um problem incómodo e muito comum. Normalmente ocorrem na zona inferior do corpo, em especial nos gémeos e zona dos joelhos, devido à baixa circulação e elevada pressão sanguínea e podem ser tratados e aliviados com o uso de produtos naturais.

O uso de produtos com ingredientes naturais, disponíveis em qualquer supermercado ou loja de produtos biológicos, conseguem mesmo aliviar os sintomas e reduzir o aspecto das varicoses.

10 Remédios Naturais para as Varizes

1.Vinagre de Cidra

O vinagre de cidra é um maravilhoso tratamento natural para as varicoses e aranhas vasculares. É um produto natural de limpeza do corpo e também melhor o fluxo e circulação do sangue. Quando o sangue começa a fluir naturalmente, o pesar e inchaço das varicoses irá diminuir bastante.

Aplique vinagre de cidra sem o diluir nas zonas da pele que têm varizes e aranhas vasculares, e massaje a zona. Faça isto todos os dias de manhã e antes de se ir deitar. Deverá fazer durante alguns meses até diminuir o tamanho das veias aranha e varizes.

Também poderá adicionar duas colheres de chá de vinagre de cidra a um copo de água, mexer bem, e beber a mistura duas vezes ao dia. Em um mês deverá ver resultados positivos.

prevenção de varizes

2. Pimenta Cayenne

A pimenta cayenne é considerada um tratamento milagroso para as varizes. Sendo uma fonte muito rica de vitamina C e bio-flavonóides, aumenta a circulação do sangue, alivia a dor das veias congestionadas e inchadas.

Adicione uma colher de chá de pimenta Cayenne em pó a um copo de água quente e mexa bem. Beba esta mistura 3 vezes ao dia, durante 1 ou 2 meses.

3. Azeite

Aumentar a circulação sanguínea é essencial para tratar as aranhas vasculares e varizes. Massaje com azeite na zona afectada para ajudar a acelerar a circulação e assim reduzir a dor e inflamação.

alho para prevenção de varizes

4. Alho

O alho é uma planta excepcional que ajuda a reduzir a inflamação e os sintomas das varizes e varicoses. Ajuda também a remover as toxinas, promovendo assim a circulação dos vasos sanguíneos.

Pique 6 dentes de alho e coloque-os num frasco limpo. Faça sumo de 3 laranjas e adicione o sumo ao frasco com os dentes de alho, adicione também duas colheres de sobremesa de azeite. Deixe a mistura actuar por 12 horas.

Abane o frasco e depois coloque algumas gotas da mistura nos seus dedos e massaje a zona inflamada com a mistura durante 15 minutos. Depois, coloque uma ligadura em volta da zona e deixe actuar durante a noite. Repita este processo diariamente, durante vários meses. Inclua também alho cru na sua dieta.

5. Salsa

A salsa é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que melhora a produção de colagénio e ajuda na relação e reprodução celular. Também contém rutina (vitamina P), que tem um papel importante no fortalecimento dos capilares, sendo muito importante para reduzir os sintomas das veias com varicose.

Ferva uma mão cheia de salsa picada num copo de água durante 5 minutos. Retire do lume e cubra para deixar a mistura arrefecer até ficar morna. Escorra a água. Adiciona uma gota de óleo essencial de rosa e outra gota de óleo essencial de malmequer. Coloque a mistura no frigorífico durante alguns minutos. Com a ajuda de um algodão, aplique a mistura nas zonas afectadas. Faça isto diariamente, durante vários meses.

Ingira muita salsa crua, no seu dia a dia.

6. Hamamélis

A hamamélis é uma planta muito eficaz a fortalecer os vasos sanguíneos e assim a reduzir os sintomas de varicoses e aranhas vasculares. Com compostos adstringentes, também contam ácido gálico e vários óleos essenciais que ajudam a reduzir o inchaço e dor provocada.

Ensope uma toalha em hamamélis e aplique na zona afectada. Faça isto duas a três vezes ao dia, durante um ou dois meses.

Também pode encher uma banheira com água morna e adicionar 10 a 20 gotas de hamamélis destilada. Molhe as suas pernas na solução durante 15 minutos, no mínimo.

castanha da india para tratar varizes

7. Sementes da Castanha-da-Índia

As sementes da castanha-da-índia têm sido usadas há vários séculos para tratar as varizes. A semente desta castanha tem poderes anti-inflamatórios e propriedades que diminuem o inchaço, reduzindo assim as varicoses e aranhas vasculares.

Aplique o gel de extracto da semente de castanha-da-índia nas zonas com varizes e massaje, de modo a aliviar a dor e inchaço das pernas. Pode também tomar suplementos desta semente. Não é recomendado para mulheres grávidas.

8.Gilbardeira

Com o nome científico de Ruscus aculeatus, é uma planta que ajuda a aliviar as dores e desconforto das varizes e aranhas vasculares. Esta era contém compostos que ajudam a reduzir a inflamação das veias.

Tome 100 mg de gilbardeira em forma de suplemento, 3 vezes ao dia. Note que pessoas com elevada pressão sanguínea ou hiperplasia benigna da próstata, não devem tomar esta erva, sem antes consultarem o médico.

9. Folhas de videira

As folhas de videira têm uma elevada quantidade de flavonóides, que ajudam a manter as veias saudáveis. As folhas também têm propriedades homeoestáticas, antioxidantes, adstringentes e anti-inflamatórias que são muito importantes para tratar as aranhas vasculares e varizes.

Ferva um copo de folhas de videira em quatro copos de água durante 10 a 15 minutos. Deixe arrefecer até ficar morno. Deite num bale a água e coloque os pés dentro da solução durante 5 minutos. Faça isto 3 a 4 vezes, a alongar também as pernas, até que a água fique fria. Depois, massaje as pernas em movimentos com direcção para a cintura, com óleo de rícino. Deixe as suas pernas elevadas durante alguns minutos após a massagem.

folhas de videira para tratar varizes

10. Malmequer

As bonitas flores do malmequer são ricas em flavonóides e vitamina C, que estimulam a produção de colagénio e reparação e reprodução das células. Também melhoram a circulação, aliviando assim os sintomas das varicoses.

Ferva um corpo de flores de malmequer em quatro copos de água, durante 5 minutos.

Embebede um algodão na solução e coloque na zona afectada. Deixe até que fique totalmente frio. Repita diversas vezes ao dia, durante alguns meses. Pode também comer pétalas frescas de malmequer.

Outros artigos interessantes