• Serviço Discreto

    Embalagem e Facturação Discreta e Simples

  • Envio grátis para Portugal em encomendas acima de 50€

    Escolhe o seu dia de preferência

  • Protecção dos Dados de Clientes

    Os seus dados estão seguros e protegidos connosco

Como Tratar e Controlar a Sarna

O Que Fazer Quando Tem Sarna

Está com comichão, pele irritada? Se está com sintomas de sarna, e é a primeira que se infecta com esta doença, deve ir de imediato ao seu médico. Atrasar o tratamento aumenta as hipóteses de contágio para outras pessoas, e infelizmente é uma doença altamente contagiosa.

Tal como outras doenças de pele podem causar sintomas similares aos sintomas da sarna, o seu médico irá saber qual é a doença que tem, e eliminar sintomas falsos para determinar o diagnóstico correcto.

Se tem escabiose, a sua família, amigos, colegas e clientes de trabalho, podem também ter de ser tratados, para prevenir que os mesmos fiquem infestados com os ácaros da sarna. Isto é completamente normal, uma vez que a sarna se passa através do contacto de pele com pele.

Prevenção e Redução de Reincidência da Escabiose

Para reduzir o risco de uma nova infecção de sarna, evite ter sexo ou qualquer outra forma de contacto prolongado com a pessoa que tenha sarna, até que a mesma tenha acabado o tratamento por completo.

Se foi diagnosticado(a) com sarna, poderá ser-lhe aconselhado a visitar um médico de saúde sexual para fazer uma análise, e se necessário, tratar alguma Doença Sexualmente Transmissível.

Cremes e Loções para Tratar a Sarna

Como tratamento comum para a escabiose, os cremes e as loções são os produtos de eleição. O seu médico ou enfermeiro certamente vão aconselhar sobre que produtos usar para tratamento da sarna, no entanto, existem alguns produtos que pode adquirir sem prescrição médica, para tratar e combater os sintomas da sarna, em forma de tratamentos tópicos avançados, óleos essenciais e cremes naturais.

Aplicação do Tratamento Tópico para Escabiose

As loções e cremes são geralmente usados para tratar a sarna. O seu médico, farmacêutico ou enfermeiro devem aconselhar sobre o tipo de tratamento que deve usar para tratamento da escabiose.

Para prevenir uma nova infecção, todos as pessoas que partilhem a casa consigo e outras com que tenha contacto físico no dia a dia, incluíndo recentes parceiros sexuais, devem ser tratados da mesma forma, durante o mesmo período de tempo, mesmo que não apresentem sintomas.

O creme ou loção deve ser aplicado na pele de todo o corpo, excepto a cabeça. Antes de aplicar, certifique-se de que a pele está seca e fria. Não aplique depois de um banho quente. Ao aplicar na pele quente, será rapidamente absorvida pela pele e não irá permanecer o tempo suficiente nos ninhos dos ácaros da sarna.

Deverá ler sempre as indicações do produto que usar, de modo a retirar o máximo dos benefícios deste, e para saber em que partes do corpo deve aplicar o creme ou loção. Embora a maioria dos tratamentos tópicos para a escabiose sejam aplicados somente no corpo, alguns são também aplicados na couro cabeludo e cara. Tome atenção às áreas mais complicadas de aplicação como as costas, a palma do pé, entre os dedos, debaixo das unhas e nos genitais. Use um cotonete ou uma escova de dentes antiga para aplicar o tratamentos debaixo das unhas das mãos e dos pés. Coloque o cotonete ou a escova de dentes que usou dentro de um saco de plástico e deito fora.

Deixe o tratamento na sua pele durante 8 a 24 horas, antes de lavar o seu corpo para retirar o creme ou a loção. Siga as instruções referentes ao produto, para saber o tempo de actuação deste.

Aplique novamente o tratamento imediatamente nas áreas da pele após estas terem sido lavadas. Lave a roupa da cama, pijama e toalhas após a primeira aplicação.

Duração do Tratamento para a Sarna

Repita o processo do tratamento 7 dias após a primeira aplicação, para garantir sucesso. A segunda aplicação irá garantir que os ácaros são aniquilados, bem como os seus ovos. Caso a comichão não reduza após 2 semanas de tratamento e caso comece a notar novas feridas na pele, deverá contactar o seu médico.

Pode demorar cerca de um mês até a comichão desaparecer por completo, e até as lesões da pele ficaram tratadas. Caso o primeiro tratamento não funcione poderá ter de optar por outro tipo de produto para o tratamento da escabiose.

Deverá lavar a roupa usada no período em que fez o tratamento. Caso haja algum item que não possa lavar, envolva em plástico e sele, durante 72 horas, após este tempo os ácaros já morreram e já pode voltar a usar.

Ingredientes Caseiros para Tratamento da Sarna

Começou com comichão, erupção cutânea e feridas em certos pontos do corpo como as dobras da pele, cotovelos, mãos? Esteve em contacto com alguém que tinha sarna? Se encontra sintomas e sinais, leia aqui quais os ingredientes naturais que encontra na sua casa e combatem a escabiose:

Pasta de Curcuma

Este é um dos melhores remédios caseiros para lidar com as dores ou feridas. Para a sarna, use uma colher cheia de curcuma em pó e adicione umas gotas de sumo de limão e água para fazer uma pasta grossa. Aplique esta pasta na zona afectada e remove posteriormente com água morna para actuar mais rápido e para obter melhores resultados. Alternativamente, pode também usar pó de curcuma, pó de Neem e água, para fazer uma pasta suave e aplicar na área afectada - deixa a pasta endurecer e depois remova com água.

Zinco

O zinco é outra opção fantástica para acabar com infecções fúngicas e erupções cutâneas que aparecem com a sarna. Faça uma pasta grossa de 2 a 3 cápsulas de zinco, pó de curcuma e água, e depois aplique na área afectada. Como remédio caseiro para a escabiose, deixe secar completamente e depois remova com água morna.

Pimenta Cayenne

Misture a pimenta Cayenne num banho de água quente, para matar e queimar os ácaros. Contudo, após misturar a pimenta na água, deixe arrefecer antes de se colocar de molho na banheira, e lembre-se para não molhar os olhos! Depois, passe o corpo com água fria para remover vestígios de pimenta. Faça este remédio caseiro para a sarna algumas vezes para alívio temporário; evite fazê-lo se tiver pele sensível.

Neem

Devido às suas propriedades anti-fúngicas e anti-bacterianas, as folhas de Neem podem limpar a infecção de ácaros em alguns dias. Este ingrediente facilmente se encontra à venda nos supermercados e é um excelente remédio natural contra a sarna. Basta fazer uma pasta ao esmagar as folhas e aplicar na área afectada. Deixe secar antes de lavar com bastante água. Para melhores resultados, ferva algumas folhas de Neem em água e deixe arrefecer. Guarda numa caixa e beba a água 4 vezes por dia, 1 colher de sopa de cada vez.

Se for complicado para si encontrar as folhas de Neem, pode também aplicar óleo essencial de Neem na área afectada, sendo um tratamento mais acessível e fácil de encontrar, para a escabiose.

Óleo de Melaleuca

O composto terpinen-4-ol encontrado no Óleo Essencial de Melaleuca também é um óptimo tratamento natural para a sarna. Basta fazer uma mistura de óleo de melaleuca com azeite, aplicar na zona afectada com um pouco de algodão para fazer com que a ferida desapareça em alguns dias. Pode também aplicar um pouco de óleo de melaleuca no banho de imersão, e usar este tratamento durante algumas semanas. Contudo, se estiver grávida ou a amamentar não use este óleo essencial.

Precaução, o Segredo para Combater a Sarna

Certifique-se de toma das as precauções no seu dia a dia para evitar ser contagiado(a) com sarna. Evite contacto físico com outras pessoas, mantenha o corpo limpo, use roupas lavadas em água quente, etc. Se a escabiose continuar e não desaparecer com estes remédios naturais, talvez seja altura de consultar um médico.