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Como o Stress Afecta o Sexo

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É de conhecimento geral que o stress é uma consequência direta de uma acumulação de problemas diários, e também pode dar origem a um grande número destes. Entre uma longa lista, uma redução da libido e a falta de desejo sexual são as maiores desvantagens. Tanto os homens como as mulheres, independentemente da idade ou condição física, são afectados da mesma forma pelo stress. Infelizmente, na maioria dos casos, nem sempre é fácil identificar razões que levam à disfunção ou à falta de apetite sexual, o que não ajuda a remediar o problema corretamente. Muitas pessoas subestimam os efeitos do stress na libido e pensam equivocadamente que estes é apenas um problema temporário. Ignorar este sintoma pode ter repercussões negativas mais tarde, e portanto é crucial apostar na prevenção, em vez do tratamento.

É tudo uma questão de “disjuntores”

Tudo o que acontece no corpo é maioritariamente a uma escala neuronal e hormonal. Imagine o seu cérebro como uma central telefónica com vários disjuntores. Em casos de stress, muitos destes disjuntores podem saltar (desejo sexual a meia haste, falta de apetite, insociabilidade), enquanto que outros vão continuar a funcionar normalmente sem serem afectados (trabalho doméstico, emprego, cuidar da família).

Então e porque é que alguns disjuntores estão a funcionar e outros não? Alguns pesquisadores científicos estudaram esta questão e suspeitam que o nosso instinto de sobrevivência se classifique em ordem de prioridade, colocando ações com consequências irreversíveis ou graves no final da tabela.

No caso específico de “disjuntor sexual”, é necessário saber que isso controla 3 fases essenciais:

  • Libido (desejo sexual)
  • Excitação
  • Orgasmo

Cada uma dessas fases pode ser atribuída em diferentes graus e horários. Além disso, um organismo em stress acaba por criar um reflexo de defesa que aumenta os órgãos vitais, como o coração ou o cérebro, e destrói os órgãos subjacentes, como os genitais. Os efeitos mais visíveis desse desequilíbrio são frequentemente impotências nos homens (dificuldade em ter uma ereção que permita coito) e a falta de lubrificação vaginal nas mulheres.

Como evitar a quebra devido ao estresse?

Este é o caso típico em que você tem que curar o mal pela raiz. Ter uma relação sexual, mesmo quando o desejo não existe, permite aliviar o stress acumulado por dias, mesmo semanas. Vivemos em um momento em que nosso corpo está sob mais stress do que aquilo pode aguentar, e deve sempre tentar encontrar uma maneira de aliviá-lo ou irá acarretar com o agravamento dos sintomas.

Porém, algumas das ajudas disponíveis para os homens são acessíveis e eficazes. O lançamento das chamados hormonas do amor, ajudam a reduzir os efeitos negativos do stress no nosso corpo e acalmam a nossa mente. É claro que, se a excitação e a libido não estão presentes, existem soluções simples para o peso do stress e da fadiga. Os suplementos dietéticos são certamente o caminho mais fácil e actualmente existem para ele e para ela.

Evite sempre os antidepressivos

Os antidepressivos são conhecidos por inibirem a libido em homens e mulheres. Em muitos casos, os antidepressivos são uma escolha fácil que não dão a outras pessoas a oportunidade de se expressarem. Converse com o seu médico para encontrar o melhor equilíbrio entre o seu bem-estar sexual e o bem-estar geral, sabendo que ambos estão intimamente ligados, mesmo mais do que pode imaginar.

Dicas para Aliviar o Stress

Pratique Exercício Físico

Sabemos que para a maioria dos homens o dia passa da seguinte forma: entrar às nove no trabalho, passar grande parte do dia sentado, almoçar algo rápido e prático, voltar a casa, passar algum tempo a cuidar da família ou socializar com os amigos, e ao fim do dia, acabar por ir deitar. Esta rotina repete-se geralmente cinco dias por semana, quando não mais! É claro que é essencial trabalhar, mas é importante que o corpo se mexa pois isso irá ajudar a libertar a hormona endorfina, que promove um bem estar geral, melhora o humor, padrão de sono, etc. Tente tirar inicialmente, meia hora, três vezes por semana para praticar uma atividade física. Damos algumas sugestões:

  • Corrida ou caminhada
  • Aulas de treino Crossfit ou HIIT
  • Natação
  • Desporto em equipa: futebol, basquetebol, hóquei, etc.

Certamente irá encontrar algo que goste e o faça sentir bem, podendo sempre convidar a sua família ou amigos para se juntarem assim, tornando também esse tempo em tempo de lazer e qualidade para estar com os seus.

Alimente-se bem

Mais uma vez, a rotina pode não ajudar, mas isso não implica que não se alimente bem. Opte por ter sempre snacks saudáveis para comer durante o dia, sempre que possível leve consigo uma marmita preparada para almoçar uma refeição caseira e saudável, ou, caso não tenha mesmo tempo, em vez de comer o bitoque ou o hambúrguer que tanto gosta, tente optar por um prato que contenha uma grande quantidade de verduras, legumes e frutas.

É importante relembrar que deve cortar em alimentos como: carne, sal, açúcar, gordura, álcool e fritos. Aventure o seu paladar e descubra opções saudáveis que são igualmente saborosas!

Beba Água

Um corpo desidratado nunca irá funcionar a 100%, portanto, é obrigatório beber no mínimo 2 litros de água por dia, aumentando o consumo da água caso pratique exercício, esteja muito calor ou caso esteja a tomar alguma medicação ou doente.

Durma bem

Portugal é conhecido pelas pessoas que trabalham em demasia, sendo que a maioria acaba por negligenciar as horas necessárias para dormir e recuperar. Obviamente que o tempo de recuperação muda de pessoa para pessoa, havendo pessoas que com 7 horas de sono, conseguem andar bem física e mentalmente. Porém, o indicado é entre 8 a 9 horas de sono, para que o corpo e a mente possam descansar plenamente, e para que você ande sempre bem e relaxado!