Linha aberta das 11h - 20h, Seg. a Sex

(+351) 308 804 992 LIVE CHAT
  • Serviço Discreto

    Embalagem e Facturação Discreta e Simples

  • Envio grátis para Portugal em encomendas acima de 50€

    Escolhe o seu dia de preferência

  • Os nossos clientes adoram-nos!

    Avaliações independentes pelo TrustPilot

Como eliminar pêlos encravados na zona púbica

Como Eliminar Pêlos Encravados

Como eliminar pêlos encravados na zona púbica

Sofrer com pêlos encravados é, por si só, um pesadelo. É uma situação incómoda e desconfortável que pode acontecer a qualquer pessoa e em quase qualquer parte do corpo. No entanto, por se tratar de uma zona muito propícia a tal, a região púbica tende a ser mais afectada com este problema.

Saiba por que razão temos pêlos encravados nesta zona, os riscos que corre quando acontece, o que fazer para acabar com os pêlos encravados na zona púbica e ainda a melhor forma de prevenir que voltem a aparecer .

Pêlos encravados na zona púbica

Como acontece em outras zonas do corpo, os pêlos encravados na zona púbica acontecem quando um pêlo tenta crescer e perfurar a pele para ficar à superfície mas, por vários motivos, não consegue fazê-lo e continua a crescer mas para dentro da pele. Na zona púbica, esta situação é muito frequente e pode causar dor, incómodo, comichão e, em casos mais graves, infecções.

Os pêlos encravados na zona púbica podem acontecer após a depilação, principalmente quando usados métodos depilatórios como a lâmina, cera ou pinça ou quando a pele não está nas melhores condições de saúde.

Na presença de um pêlo encravado pode haver vermelhidão à volta do local, hiperpigmentação (que pode fazer com que a zona fique com uma coloração mais escura), um ponto vermelho e irritado, pápulas e pústulas, pequenas inflamações com pus.

Porque acontece?

Como Eliminar Pêlos Encravados

Com a depilação é normal que surjam alguns pelos encravados. A zona púbica não é exceção uma vez que a pele desta zona também se vai ressentido com as agressões causadas pelos métodos depilatórios.

Com o passar do tempo, a pele desta zona vai-se tornando mais grossa, sendo cada vez mais difícil para os pêlos conseguirem romper a camada de pele e sair à superfície. Nestes casos, os pêlos continuam a crescer dentro da pele, dando origem a pêlos encravados.

O aparecimento de pêlos encravados na zona púbica é frequente pelas características do pêlo nesta área. Aqui, o pêlo tende a ser mais grosso do que que nas restantes áreas do corpo. Além disso, as agressões causadas pela depilação e da fricção vão fazer com que a pele crie resistências ao crescimento do pêlo.

Algumas pessoas têm mais propensão a ter pêlos encravados que outras. É o caso de pessoas com cabelos fortes e encaracolados. Estas vão ter mais episódios de pêlos encravados do que pessoas com cabelos mais finos e lisos.

Pelos encravados infectados

Em alguns casos, os pêlos encravados podem causar mais do que um incómodo ou uma comichão. Por vezes, os pêlos encravados desenvolvem infecções que podem ser sérias, quando não devidamente tratadas.

Uma das causas para os pelos encravados infectados são as lesões causadas pela depilação. Quando se usa métodos como a lâmina ou a cera podem aparecer pequenas lesões na pele que, por si só, vão deixar aquela zona mais propensa a complicações. Quando um pêlo que está a tentar crescer encontra uma lesão já existente, as hipóteses de infeccionar mais que duplicam.

Nestes casos, se a situação não se resolver ao fim de alguns dias o melhor é procurar ajuda médica. Poderá ser necessário a prescrição de um antibiótico ou alguma pomada/creme específico para combater a infecção.

Como Eliminar Pêlos Encravados

A melhor forma de tratar os pelos encravados

Na maior parte dos casos, os pêlos encravados na zona púbica tendem a resolver-se sozinhos, isto é, os pêlos acabam por conseguir sair à superfície. No entanto, quando tal não se verifica, pode optar por algumas técnicas:

  • Não remover os pelos daquela zona. A melhor solução poderá ser não fazer nada. Se tentar arrancar, cortar ou “desenterrar” o pelo encravado, poderá agravar a situação.
  • Aplicar calor. Fontes de calor, como compressas ou toalhas com água quente vão ajudar a aliviar o desconforto e fazer com que o pêlo encravado não crie infecção.
  • Puxar o pêlo. Assim que o pêlo encravado começar a aparecer à superfície, com uma pinça esterilizada, puxe o pêlo de forma suave. Deixe a pele sarar à volta do pêlo encravado. Não tente perfurar a pele ou inspeccionar a zona à procura de mais pêlos encravados - pode causar infecção na pele e deixar marcas permanentes.
  • Esfoliar a pele. Importa manter a pele saudável, sem células mortas que também vão influenciar o surgimento de pêlos encravados. Depois da situação estar resolvida, remova este excesso através de uma esfoliação suave.
  • Hidratar a pele. Mantenha a pele hidratada naquela zona. Os pêlos encravados fragilizam a pele e importa cuidar dela assim que possível.
  • Cremes inibidores. Deve apostar na solução que for melhor para si e que respeite a saúde da sua pele. Use um creme inibidor com propriedades benéficas para tratar e ajudar a acabar com os pelos encravados. O creme Ingrow Go ajuda a prevenir a formação futura de pêlos encravados*, pode reduzir o risco de infecção da pele, ao mesmo tempo que a deixa limpa, suave e hidratada*.

Prevenção

Como Eliminar Pêlos Encravados

Em primeiro lugar, mantenha a pele sempre limpa e hidratada. Esfoliações periódicas são recomendadas, de forma a eliminar excessos de células mortas que vão fazer com que a pele se torne mais grossa e dificultar a saída dos pêlos. Na mesma medida, procure manter a pele hidratada, livre de irritações e feridas.

Considere métodos como a depilação a laser que diminui a incidência de pêlos encravados quando comparados com cera ou lâmina. Se prefere usar lâmina, troque-a frequentemente e use um creme ou espuma que ajuda no corte dos pelos.

Opte por cremes inibidores de pêlos encravados que vão prevenir e ajudar a tratar os incómodos pêlos que teimam em não crescer de forma normal.

Newsletter
Registe-se para Ganhar Ofertas Especiais