Linha aberta das 9h - 19h, Seg. a Sex

(+351) 308 804 992 LIVE CHAT
  • Serviço Discreto

    Embalagem e Facturação Discreta e Simples

  • Envio grátis para Portugal em encomendas acima de 50€

    Escolhe o seu dia de preferência

  • Os nossos clientes adoram-nos!

    Avaliações independentes pelo TrustPilot

Caspa

Melhore a sua selecção

A caspa ou dermatite seborreica podem ser problemas muito chatos. A comichão e incómodo que dão no couro cabeludo, tendem a ficar mais intensos sobre períodos de stress e ansiedade. Aqui na ShytoBuy oferecemos apenas produtos naturais que ajudam a tratar e aliviar os sintmas da caspa e da dermatite seborreica.
A caspa ou dermatite seborreica podem ser problemas muito chatos. A comichão e incómodo que dão no couro cabeludo, tendem a ficar mais intensos sobre períodos de stress e ansiedade. Aqui na ShytoBuy oferecemos apenas produtos naturais que ajudam a tratar e aliviar os sintmas da caspa e da dermatite seborreica.
Dandrene™ | Shampo Anti-caspa Por DS Laboratories Mais Informação
39.95€        Em Stock

 

Adicionar ao Carrinho

Caspa

Se sofre de caspa sabe perfeitamente da preocupação constante que é viver com este problema. Apesar de não se tratar de uma doença com gravidade, a caspa é um problema muito incomodativo e desconfortável.

Pessoas com caspa ou dermatite seborreica desenvolvem lesões em zonas visíveis do corpo e sentem dificuldades em esconder ou disfarçar os efeitos desta doença. Além de poder ser visível pelas outras pessoas, a caspa que se acumula nas roupas faz com que o indivíduo com dermatite seborreica esteja sempre preocupado com a caspa que se pode notar nas alturas que menos espera, dando mau aspecto e um ar sujo.

Sabe o que está na origem deste problema? Sabe o que fazer para tratar a caspa? Sabe que cuidados deve ter com as lesões da dermatite seborreica? Não? Não se preocupe. Temos resposta para essas questões e ainda sugestões de tratamentos para a dermatite seborreica.

O que é a caspa

A caspa também pode ser chamada dermatite seborreica, seborreia ou eczema seborreico. Trata-se de uma doença de pele muito comum ainda que de pouca gravidade. A seborreia é uma forma de dermatite, sendo uma infecção crónica que afecta áreas específicas do corpo humano - especialmente zonas com um elevado número de glândulas sebáceas.

Ainda que não afecte a saúde de forma muito relevante a caspa é uma situação muito desconfortável para os que sofrem deste problema.

Habitualmente, as lesões causadas por dermatite seborreica aparecem em zonas com maior produção de oleosidade ou sebo, em áreas com maior concentração de glândulas sebáceas como o couro cabeludo, cara, região peitoral e costas. A caspa surge como um dos sinais mais comuns da dermatite seborreica no couro cabeludo. Dependendo da gravidade das lesões a caspa pode manifestar-se com maior ou menor intensidade.

A seborreia é uma doença que afecta cerca de 20% de toda a população mundial ainda que na maior parte dos casos, as lesões sejam pouco expressivas.

Trata-se de uma doença que afecta preferencialmente homens (mais do que mulheres) havendo essencialmente duas alturas mais críticas para o agravamento das lesões. As lesões de dermatite seborreica tendem a ser mais graves durante o primeiro ano de vida e depois da altura da puberdade.

A dermatite seborreica não é uma doença contagiosa nem significa que o doente tenha maus hábitos de higiene. No entanto, assim que surge a primeira lesão de dermatite seborreica, a doença torna-se crónica, isto é, acompanhará o paciente até ao fim da vida, ainda que ao longo da vida, a dermatite seborreica tenham período de maior e menor intensidade.

Sintomas

Os sintomas de dermatite seborreica costumam causar constrangimento aos doentes e vão muito além da caspa. As lesões típicas da dermatite seborreicas são feridas, tipo “rash” - que são significam muita comichão, vermelhidão e placas de pele com tendência a descamar.

Quando as lesões causadas pela seborreia se localizam em partes do corpo que são visíveis, os doentes sentem-se envergonhados e muitos deles evitam até sair de casa para evitar os olhares de nojo dos outros.

A caspa acaba por ser o sintoma mais visível da dermatite seborreica. Quando as lesões se concentram no couro cabeludo, quando há maior produção de sebo (oleosidade) há um aumento da comichão e da produção de casca, o resultado da descamação das lesões da dermatite seborreica.

A caspa como resultado da dermatite seborreica pode ter variações no tamanho e na quantidade. Tanto pode ser fina como pode existir descamação em crostas de grande tamanho. Quando há caspa, é habitual haver comichão intensa no couro cabeludo e o acto de coçar vai contribuir para o aumento da produção de caspa.

A seborreia pode também atingir outras zonas da pele como a cara, os pavilhões auriculares, o peito e as costas e, neste caso, as lesões adquirem uma configuração avermelhada e a descamação é acompanhada de gordura e uma coloração mais amarelada.

Pode também acontecer a blefarite seborreica, uma outra manifestação de dermatite seborreica que se caracteriza pelo aparecimento de lesões em zonas em que existem dobras na pele, como as axilas ou na linha abaixo da mama. Em casos mais difíceis, as lesões de dermatite seborreica podem evoluir e alastrar para partes mais extensas do corpo sendo as lesões mais sérias e exuberantes.

A dermatite seborreica é uma doença crónica que pode enfrentar períodos de melhoria ou de agravamento. Por exemplo, em alturas do ano com mais frio ou em momentos de stress, ansiedade ou cansaço extremo, os doentes acusam mais manifestações de seborreia.

Causas

Ainda que exista bastante investigação nesta área, as causas da dermatite seborreica ainda não são completamente claras. A ciência sabe que o defeito não está propriamente nas glândulas sebáceas uma vez que nem todas as pessoas que sofrem com caspa têm um aumento da produção de sebo. No entanto, tem de haver alguma relação entre estas células e as lesões de seborreica, uma vez que as últimas surgem sempre em zonas da pele com maior concentração de células que produzem a oleosidade.

Acredita-se assim, que o papel das glândulas sebáceas para o desenvolvimento das lesões da dermatite seborreica esteja relacionado com o favorecimento da criação de condições para o desenvolvimento das lesões. Isto é, através da criação de um ambiente favorável para o crescimento de fungos que se alimentam de pele morta, algumas zonas do nosso corpo são mais propensas ao desenvolvimento de lesões que vão dar origem a caspa.

A resposta do nosso sistema imunitário à presença deste fungo (que habitualmente vive na pele dos seres humanos) vai determinar se o indivíduo vai ou não sofrer com dermatite seborreica.

Tratamento natural

Apesar de não haver uma cura para a dermatite seborréica, existem alguns tratamentos para a dermatite seborréica que podem ter resultados bastante animadores. Com os tratamentos adequados, a seborreia quase não causa desconfortos.

Quando se fala de caspa enquanto única manifestação da dermatite seborreica, dependendo da gravidade da descamação, o tratamento pode ser simples e satisfatório*. Para o tratamento da caspa existem vários shampoos anticaspa e shampoos para a dermatite seborreica que podem ser utilizados com uma frequência determinada que terão eficácia.

O shampoo para a dermatite seborreica pode ser uma boa opção no tratamento da caspa. Pode escolher um Shampo Anti caspa que o vai ajudar a tratar caspa, podendo ajudar a combater as sua causas e podendo reduzir a criação de "flocos" de caspa, a comichão, os óleos e o odor causado pelos fungos*. Pode ajudar a atrasar a produção de óleo do couro cabeludo e do sebo*. Este tratamento para caspa ajuda ainda a aliviar a irritação e inflamação*.

Um shampoo para a dermatite seborreica ou um tradicional shampoo anti caspa podem ser uma boa opção de tratamento da caspa* mas quando não há melhoria da situação deve procurar ajuda com um médico dermatologista que pode investigar as lesões e ajudá-lo a escolher o melhor tratamento para a caspa e para a dermatite seborreica.

No que diz respeito ao tratamento das lesões na cara e em outras zona do corpo, pode considerar adquirir loções ou cremes especializados para estas áreas, como cremes com corticoides ou loções anti fúngicas.

Nunca é demais recordar que a dermatite seborreica não é uma doença contagiosa nem infecciosa. Não deve ter medo de contactar com pessoas com sintomas como caspa uma vez que não se pega de pessoa para pessoa.

Remédio caseiro

As mezinhas caseiras sempre foram grandes aliadas para o tratamentos de vários problemas de saúde. Quando se fala do tratamento da caspa, a sabedoria popular também pode dar uma boa ajuda. Com alguns ingrediente simples - grande parte deles pode encontrar na sua cozinha - pode preparar algumas receitas simples que irão certamente ajudar a acabar com a caspa ou, pelo menos, ajudar a atenuar os sinais.

Vinagre de maçã: Misturar duas colheres de sopa de vinagre com a mesma quantidade de água e 20 gotas de óleo de árvore-do-chá. Basta massajar o couro cabeludo durante alguns minutos e depois lavar a cabeça com um shampoo suave.
Azeite: Basta aquecer ligeiramente o azeite e depois aplicar no couro cabeludo. Enrole, de seguida, o cabelo com uma toalha e deixe ficar assim durante cerca de 45 minutos. Por fim, basta lavar o cabelo. Além de ajudar a tratar a caspa, o azeite vai ajudar a hidratar o cabelo.
Óleo de coco: Basta misturar uma colher de sopa de óleo de coco e igual quantidade de sumo de limão. Com este preparado, faça uma massagem ligeira no couro cabeludo e deixe repousar durante cerca de 20 minutos. Findo esse tempo, basta lavar o cabelo.
Sumo de couve: Num liquidificador, misture uma folha de couve, uma maçã e meio copo de água. Basta beber o sumo. Se sentir necessidade pode adoçar este sumo com um bocadinho de mel. Este sumo é uma boa solução para combater a oleosidade do couro cabeludo ajudando a fazer uma limpeza ao organismo.
Chá de carqueja: Basta fazer o chá da forma que melhor preferir: através de saquetas ou fervendo as folhas do chá em água. Depois de pronto é só consumir. A carqueja tem a vantagem de ajudar a purificar o sangue, sendo vantajoso para manter a oleosidade do couro cabeludo sob controlo e assim fazer um tratamento para a caspa natural.

Cuidados a ter com o couro cabeludo

Os tratamentos para a caspa e os remédios naturais não devem ser as únicas preocupações para manter a cabeça saudável e sem as aborrecidas manifestações da dermatite seborreica. Importa também ter alguns cuidados com o couro cabeludo. Ao manter esta parte do seu corpo bem tratada e saudável, vai diminuir as probabilidade de sofrer com caspa.

Quando o couro cabeludo não é bem tratado, não só pode sofrer com caspa como também vai notar uma maior fragilidade no seu cabelo, além de maior oleosidade e queda de cabelo.

Além disso, existem outros factores que podem influenciar a saúde do cabelo e do couro cabeludo. Por exemplo, alguns produtos químicos e alguns tratamentos a que submetemos o nosso cabelo podem estar a prejudicar o couro cabeludo e a contribuir para que sofra de problemas como a caspa. Tratamentos como alisamentos, tintas e outros químicos podem estar na origem de inflamações e irritações no couro cabeludo.

No entanto, ter demasiados cuidados também não é o mais indicado. O truque está no equilíbrio. Procure não abusar demasiado de cremes hidratantes, mousses ou outros produtos para o cabelo. Procure ainda manter uma higiene adequada do seu cabelo, lavando com a frequência adequada e tendo os cuidados apropriados ao seu tipo de cabelo e a eventuais problemas do couro cabeludo. Em grande parte das situações, um shampoo para dermatite seborreica pode ser uma boa solução.

Dicas para manter o couro cabeludo saudável:

  • Lavar o cabelo com água morna para evitar a oleosidade;
  • Evitar o uso de condicionantes no couro cabeludo;
  • Não dormir com o cabelo molhado;
  • Proteger o cabelo do sol;
  • Evitar abusar do secador de cabelo que pode estimular a caspa;
  • Manter uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis;
*É importante notar que os resultados dos nossos produtos vão variar de indivíduo para indivíduo. Deve sempre usar ou tomar os nossos produtos em conjunto com uma dieta equilibrada e uma prática regular de exercício físico. Todos os comentários de clientes encontrados neste website, são verdadeiros.

Newsletter
Registe-se para Ganhar Ofertas Especiais