Linha aberta das 11h - 20h, Seg. a Sex

(+351) 308 804 992 LIVE CHAT
  • Serviço Discreto

    Embalagem e Facturação Discreta e Simples

  • Envio grátis para Portugal em encomendas acima de 50€

    Escolhe o seu dia de preferência

  • Os nossos clientes adoram-nos!

    Avaliações independentes pelo TrustPilot

Alterações da Pele Durante a Gravidez

A sua pele está a mudar? Ter um filho causa várias alterações no nosso corpo, especialmente no nosso interior! As alterações na pele, acabam sendo manifestações do que se passa dentro de si. Descubra aqui, os motivos por a sua pele estar a mudar.

Porque é que a pele alterou durante a gravidez?

Existem várias alterações que o seu corpo irá sofrer durante a gravidez no interior, sendo até surpreendente se notar alterações no exterior, para além do aumento da barriga!

Durante a gravidez, poderá desenvolver:

  • Estrias
  • Alterações na cor da pele (pigmentação)
  • Acne
  • Veias quebradas, varizes ou aranhas vasculares
  • Pele sensível e com comichões

As alterações a níveis hormonais do corpo, e as alterações no sistema imunitário e circulatório, podem todas estas, ter efeitos na sua pele.

As boas notícias, são que estas alterações, que ocorrem durante a gravidez, desaparecem por si, depois do bebé nascar.

Algumas alterações da pele, em particular as estrias e a pigmentação, tendem geralmente a passar de geração para geração. Portanto, se a sua mãe e/ou irmã teve durante a gravidez, você está mais susceptível a obter estrias também, durante a sua gravidez!

As Alterações da Pele na Gravidez Podem Ser Perigosas?

As alterações comuns na pele não são perigosas para si ou para o seu bebé. Contudo, fale com o seu médico ou obstetrícia caso a sua pele esteja inflamada ou com bolhas, ou se tiver uma assadura, dor, irritação ou comichão, que dure mais do que alguns dias, ficando incómoda e mais grave. Se este for o seu caso, pode sofrer de uma condição chamada de colestase obstétrica. Isto pode significar que está a precisar de usar cremes tópicos ou tomar anti-histamínicos durante a gravidez. Pode também provocar um parto prematuro, de modo a que a sua gravidez deverá continuar com vigilância médica, devendo realizar mais testes regularmente, tendo maior precaução até ao parto.

Note que algumas alterações na cor da sua pele, podem ser causadas por outras condições, não relacionadas com a sua gravidez. Portanto, verifique sempre com o seu médico, caso note algumas alterações na cor ou tamanho dos seus sinais, ou alguma alteração na pigmentação, acompanhada de dor, incómodo e vermelhidão.

Porque Tenho Veias Vermelhas das Bochechas?

As pequenas veias sanguíneas (capilares) que se quebram são conhecidas como veias aranha ou aranhas vasculares. Estas são inofensivas e comuns durante a gravidez, particularmente, se for susceptível a estas.

O sangue extra a circular no seu corpo, que coloca mais pressão nos seus capilares, e níveis mais elevados da hormona estrogénio, são as duas principais razões para desenvolver veias quebradas, ou varizes.

As veias irão dissipar-se após alguns meses depois do parto, assim que os níveis hormonais estabilizem. Entretanto, tente proteger a sua cara de temperaturas muito quentes ou muito frias, uma vez que estas, podem agravar as aranhas vasculares.

Porque tenho estrias?

Poderá notar o aparecimento de estrias à volta dos seus seios, barriga ou coxas, à medida que o seu bebé cresce e lhe aumenta o seu peso. A gravidez faz com que a sua pele se estique mais, e de uma forma mais rápida que o normal. Os elevados níveis hormonais também quebram o equilíbrio das proteínas da pele, deixando-a mais fina.

Não existe nada que possa fazer para prevenir as estrias, mas pode tentar minimizá-las ao evitar ganhar muito peso rapidamente durante a gravidez (embora isto seja uma dica, muito difícil de fazer!).

Após a gravidez, as estrias devem desaparecer gradualmente e tornar-se linhas prateadas, brancas ou castanhas. Pode demorar cerca de seis meses até isto acontecer. Tente ver as suas estrias como algo positivo… afinal de contas, a sua família está a ficar maior, e isso deve ser motivo de orgulho.

Porque está a minha pele mais sensível?

Elevados níveis hormonais, um aumento da circulação sanguínea, e o facto de que a sua pele está cada vez mais esticada e delicada, por torná-la mais sensível. Sabonetes, detergentes e produtos de beleza que usa há meses ou mesmo anos, podem agora causar danos e desconforto na sua pele.

As condições de pele que tinha antes de engravidar, podem melhorar ou piorar devido às alterações que o seu sistema imunitário sofre agora. Se tem psoríase, deverá notar que esta melhora, isto devido às células imunes que causam a psoríase, decrescerem com a gravidez. No entanto, algumas mulheres, notam que a sua psoríase piora durante este tempo, e precisam de um tratamento mais intenso.

Outros tipos de células imunes aumentam durante a gravidez. Portanto, doenças causadas por estas células, como eczema ou lúpus, tendem a ficar piores.

Deverá também notar que a sua pele agora se queima com maior facilidade, e que fica também mais susceptível a queimaduras depois do sol. Use protector solar com protecção SPF 15 ou mais elevada, e não exponha a pele ao sol nas piores horas. Use roupas de algodão para manter a sua pele protegida do sol.

Newsletter
Registe-se para Ganhar Ofertas Especiais