• Serviço Discreto

    Embalagem e Facturação Discreta e Simples

  • Envio grátis para Portugal em encomendas acima de 50€

    Escolhe o seu dia de preferência

  • Protecção dos Dados de Clientes

    Os seus dados estão seguros e protegidos connosco

Acelera o Metabolismo para Obter um Peso Saudável

Qual o Motivo para Querer Acelerar o Metabolismo?

Quantas vezes já se sentiu frustrado por tentar emagrecer mas percebeu que o seu metabolismo não colabora? O nosso metabolismo é importante para várias tarefas do nosso organismo e também tem um papel importante no que toca a perder peso. Atualmente, é muito comum ouvirmos expressões como «o meu metabolismo é muito lento» ou «o meu metabolismo é rápido», mas será que é mesmo assim? Será que acelerar o metabolismo é suficiente para perder peso?

De qualquer forma vemos que pessoas com o metabolismo mais rápido têm facilidade para perder peso. Assim, como pode aumentar o metabolismo? Como acelerar o processo metabólico para emagrecer?

Acelerar Metabolismo

Como Funciona o Metabolismo...

Desde o início até ao final das nossas vidas, isto é, durante todas as etapas da nossa vida, no nosso organismo acontecem inúmeras reações bioquímicas. Estas reações têm como objetivo manter o nosso corpo vivo e em perfeito funcionamento: constroem e desconstroem moléculas. Este é o metabolismo celular: o conjunto das reacções de construção e desconstrução de moléculas. Também com base nos processos metabólicos o nosso corpo pode queimar ou acumular gorduras. Daí muitas pessoas defendem que acelerar o metabolismo é uma forma de emagrecer.

Podemos dividir o metabolismo em dois grupos principais:

Catabolismo: Processos que tratam da desconstrução ou quebra das moléculas. Acontece para a obtenção de energia ou para gerar novas moléculas a serem utilizadas posteriormente pelas células. Exemplo: quebra de glicose ou da gordura para gerar energia.

Analogismo: Processos que tratam da construção de moléculas. As vias anabólicas ou biossintéticas são percorridas por partículas que pretendem sintetizar biomoléculas. Exemplo: acumular de gorduras para construção de reservas.

De uma maneira geral, o metabolismo é muito complexo, formado por muitas reações de processamento de moléculas. Assim se percebe como a velocidade do metabolismo se relaciona com o aumento ou perda de peso ou massa muscular. Aprender a conhecer o metabolismo e alterar a sua velocidade através alimentação, exercício físico e estilo de vida pode ser uma boa ferramenta para perder ou ganhar peso.

Motivos para o Mau Funcionamento do Metabolismo

Muitas vezes achamos que o nosso metabolismo é lento e nem sequer nos apercebemos de alguns erros que cometemos que influenciam a velocidade destes processos. Um dos motivos para que o metabolismo seja lento está relacionada com o excesso de gordura, ou massa gorda, comparado com a quantidade de massa magra, isto porque, o músculo é mais ativo que o tecido gordo, fazendo com que pessoas com maior índice de massa gorda tenham um metabolismo mais lento. Mas existem outros motivos:

Acelerar o Metabolismo: Planos alimentares rigorosos

Planos alimentares rigorosos
Pessoas que sigam planos alimentares que restringem demasiado a quantidade de calorias diárias podem sentir o metabolismo a ficar mais lento. A restrição calórica repentina faz com que haja quebra do tecido muscular..

Acelerar o Metabolismo: Estilo de vida

Estilo de vida
Pessoas com estilo de vida mais sedentário vão sentir o metabolismo mais lento, tendo mais dificuldades quando pretendem aumentar o metabolismo.

Acelerar o Metabolismo: Jejum

Jejum
Aqueles que saltam refeições e passam longos períodos de jejum vão sentir o metabolismo mais lento. O corpo vai sentir mais fraqueza e falta de energia, sendo por isso obrigado a baixar o metabolismo para poupar energia. Assim, queima menos calorias e não consegue acelerar o metabolismo para emagrecer. Da mesma forma, não comer frequentemente ao longo dia (concentrando o aporte de calorias em duas ou três refeições) vai diminuir o metabolismo e fazer com se seja mais difícil perder peso.

Acelerar o Metabolismo: Genética

Genética
Algumas pessoas têm a sorte de ter um metabolismo mais rápido. Por se tratar de um factor genético, pré determinado, não é possível ter controlo sobre ele. No entanto, com algumas alterações, pessoas com metabolismo lento, podem tentar acelerá-lo.

Acelerar o Metabolismo: Doenças

Doenças
Pessoas com hipertireoidismo podem ter o metabolismo lento uma vez que a tiroide tem uma actividade diminuta, produzindo menos energia, no geral. É por isso normal que pessoas com hipotiroidismo sintam mais cansaço e um aumento do peso e da massa gorda. Também a diabetes vai causar um desacelerar no metabolismo. Além disso, os diabéticos têm mais dificuldades em perder peso. Uma das justificações está relacionada com os níveis de glicose no sangue que, no casos dos diabéticos, tendem a ser elevados muito frequentemente.

Como Posso Acelerar o Meu Metabolismo?

Nem sempre é fácil conseguir acelerar o metabolismo de forma simples, em muitos casos é necessário recorrer a suplementos para este efeito. É ainda possível optar por nutrientes termogénicos que poderão ser obtidos através da alimentação ou através de termogénicos naturais em cápsulas. Eis algumas dicas para acelerar o metabolismo para emagrecera:

  • Não saltar refeições.

    É importante que não fique longos períodos de tempo sem comer. Saltar refeições, ficando muito tempo em jejum vai fazer com que o metabolismo se torne mais lento, uma vez que precisa de poupar energia. A dica é fazer pequenas lanches entre refeições de forma a manter o organismo em funcionamento e acelerar o metabolismo. Barras de cereais, fruta, frutos secos, ou sumos naturais são boas opções para acelerar o metabolismo mantendo-o em funcionamento durante todo o dia.

  • Tomar sempre o pequeno-almoço.

    É fundamental tomar o pequeno-almoço assim que acorda. Depois de um longo período de jejum, o corpo necessita de combustível para funcionar correctamente. Saltar o pequeno-almoço vai diminuir a capacidade do corpo para queimar calorias já que este vai tentar conservar o máximo de energia enquanto não se alimenta. Assim, pela manhã, dê ao seu corpo alimentos completos e saudáveis para ter energia e aumentar o metabolismo.

  • Ter uma boa rotina de sono. A falta de sono é inimiga do seu corpo em vários aspectos. Ao dormir pouco ou mal vai acordar sem a energia necessária para mais um dia e os músculos do corpo não estarão a 100%. Conclusão: o metabolismo vai ressentir-se.

  • Não ’Stressar’.

    Elevados níveis de stress vão diminuir a velocidade de funcionamento do metabolismo devido ao estado de tensão. Como se não bastasse, em situações de tensão, as pessoas tendem a ingerir uma maior quantidade de alimentos calóricos.

  • Beber muita água.

    Manter o corpo hidratado é fundamental para todas as funções do nosso corpo. A água é responsável pelo transporte de vitaminas, minerais e hormonas e eliminar toxinas.

  • Praticar exercício físico.

    Quanto mais activo se mantiver mais fácil será aumentar o metabolismo. Ao ganhar massa muscular também está a acelerar o metabolismo porque os músculos gastam mais energia que a massa gorda. Combine exercícios aeróbicos com ginástica localizada.

  • Consumir alimentos termogénicos.

    Opte por alimentos capazes de acelerar o metabolismo. Alimentos termogénicos, por serem nutrientes naturais, preferencialmente ricos em fibras, vão acelerar o metabolismo. Escolha alimentos que ocupem mais espaço no estômago, cuja digestão é mais lenta, aumentando a queima de gordura.

Alimentos Termogénicos

O que são os alimentos termogénicos? São alimentos que, pela sua constituição, conseguem aumentar a temperatura corporal. Assim, de forma a conseguir repor a temperatura ideal, o corpo vê-se obrigado a acelerar a queima de gordura e, por consequência, acelerar o metabolismo.

Pimenta vermelha - Pode adicionar em pratos quentes ou mesmo em saladas. A pimenta vermelha consegue acelerar o metabolismo até 15%.
Chá verde - Excluindo o açúcar, o chá verde é um termogénico natural para acelerar o metabolismo. Além disso, o chá verde também vai ser uma boa fonte de energia para o organismo. Contendo chá verde na sua constituição, o suplemento termogénico Garcinia Cambogia Plus procura ajudar a reduzir os apetites entre refeições, podendo assim ajudar a manter um peso equilibrado e saudável, e a queimar gordura ao mesmo tempo. Este suplemento natural conta também com garcinia cambogia, noz-de-cola e guaraná, ajuda a promover a perda de apetite, ajudando assim a prevenir a acumulação de gordura no corpo.
Gengibre - Pode ser usado para temperar, em chás ou sopas, em batidos ou limonadas ou tomado como suplemento para acelerar o metabolismo. O gengibre pode ajudar a queimar até 10% mais de calorias.
Canela - Rica em cálcio, a canela é muito útil para aumentar o metabolismo basal. Quer seja adicionada aos cozinhados como salpicada em sobremesas, a canela é um termogénico natural que vai aumentar o metabolismo.
Tamarindo - Há muito usado em remédios caseiros para ajudar na digestão, este alimento é um termogénico natural, conseguindo aumentar o metabolismo. Original do Sudeste da Ásia e Índia, nem sempre é fácil encontrar este fruto capaz de acelerar o metabolismo. A solução pode ser encontrado no extracto de Garcinia cambogia que pode ajuda a reduzir o apetite, a massa corporal e prevenir o acumular de gorduras*
Ômega 3 - Um termogénico natural que pode ser encontrado em peixes como o salmão e a sardinha, em frutas e sementes, como o abacate e linhaça. Além de contribuir para o aumento do metabolismo, o ômega 3 vai combater a retenção de líquidos no organismo.
Café - conhecida por aumentar o metabolismo, a cafeína tem inúmeros benefícios para o organismo. Exclua o açúcar e controle a sua tensão arterial mas não tema o café. Pure Guarana é um suplemento que pode ajudar na perda de peso saudável e ajudar a baixar a pressão arterial elevada*. Com quase o dobro da quantidade de cafeína que as sementes de café, ideal para aqueles que procuram melhorar os seus níveis de energia, este suplemento para acelerar o metabolismo atua como um redutor de apetite natural. No mesmo sentido, as cápsulas Café Verde Puro 7000 mg são um suplemento que pode ajudar a perder peso e a acelerar o metabolismo. Com Ácido Clorogênico que actua sobre o excesso de açúcar e glucose no seu organismo, este termogénico natural em cápsulas pode ajudar a queimar gordura e aumentar o seu metabolismo*.
Fibras naturais - Alimentos com fibras naturais vão fazer com que se sinta saciado durante mais tempo, acelerando o metabolismo. Além disso, este tipo de fibras são importantes para a absorção de nutrientes no intestino, nutrientes que vão ajudar a acelerar o metabolismo.

Outros artigos interessantes