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5 Dicas para manter os seus hábitos alimentares saudáveis

Por que a maioria das pessoas voltam aos maus hábitos alimentares quando chega o fim-de-semana, ou quando há uma festa familiar ou mesmo quando é um jantar com a equipa de trabalho?

É verdade que 4 em cada 10 dietas começam na segunda-feira e voltam aos seus hábitos alimentares na sexta-feira. Vamos mudar isso com 5 dicas para manter o seu novo regime de saúde. (1)

As metas individuais de fitness variam de pessoa para pessoa, mas se você está visando a perda de peso, o torneio de escritório ou mesmo uma maratona, ficar em forma e comer de forma saudável nunca é fácil e requer consistência e compromisso. Mais de 42% das pessoas dizem que é difícil aderir a um novo programa, incluindo uma alimentação saudável ou exercício físico.

Na verdade, os estudos mostram que quase 40% das pessoas desistem dos seus objectivos de saúde logo na primeira semana e mais de 60% desistem no espaço de um mês. (2)Então porque é que apenas uma pequena percentagem das pessoas que fazem a sua própria dieta e plano de exercícios, se mantém fiel a ele? Qual é o seu segredo?

Não há uma resposta simples a esta pergunta. Iniciar qualquer programa de fitness ou uma rotina alimentar saudável requer uma grande revisão. Enquanto alguns têm problemas de compromisso, outros têm uma vida profissional exigente ou simplesmente falta de paciência.

Por isso, hoje vamos dar uma olhada em 5 dicas fáceis de seguir e eficazes, sobre como fazer da alimentação saudável um hábito:

5 Dicas para manter os seus hábitos alimentares saudáveis

  1. Dê Lentos e Pequenos Passos

    A maioria das pessoas não sabem o que fazer antes de começar uma dieta e por isso começam muito, muito depressa. Isto é o que torna a adesão a um plano de emagrecimento um desafio. Comece por fazer pequenas mudanças como:

    • Beber água em vez de refrigerante.
    • Comer frutas e nozes em vez de batatas fritas e bolachas.
    • Comer legumes e sopas em vez de batatas fritas e hambúrgueres.
    • Mudar de café normal para café verde.
    • Ter barras proteicas em vez de chocolate.

    Estas mudanças menos drásticas são mais fáceis de sustentar durante um longo período.

  2. Não fique com fome

    Quando morre de fome, acaba por queixar-se. Isto acontece porque os seus níveis de açúcar no sangue baixam e você começa a desejar farinha ou açúcar. Para evitar isto, não fiques com fome porque é muito mais provável que coma a guloseimas ou doces. Coma lanches saudáveis todos os dias ou faça pequenas refeições a cada poucas horas.

  3. Aprenda a diferenciar a fome e o desejo

    Há uma grande diferença entre as dores de fome que se sentem quando não se come há muito tempo e o desejo que se sente quando se quer comer algo só porque está cansado, aborrecido, triste ou estressado.

  4. Mude o Seu Objetivo Final para o Seu Comportamento

    Você precisa ter um foco inabalável e disciplina para seguir dicas de estilo de vida saudável. Faça disso um jogo e desafie-se a ganhar. Quantas colheres de arroz você pode substituir por vegetais nas próximas semanas? Pode abandonar o elevador e ir pelas escadas durante um mês inteiro? Pode trocar a sua chávena de chá matinal com um batido super-alimentar?

  5. Comer de forma saudável não é muito difícil, certo?

  6. Coma com cuidado

    Comer com cuidado é a chave para desenvolver e manter um estilo de vida saudável. Por isso, reserve um tempo para saborear a sua comida e apreciar a sua capacidade de o apoiar e sustentar. Isto irá melhorar as suas hipóteses de desenvolver mudanças duradouras na sua vida e ajudá-lo a fazer da alimentação saudável um modo de vida!

Dica bónus: Abandonar a ideia do "Tudo ou Nada".

Esta mentalidade de seguir uma dieta rigorosa até atingir o meu objectivo faz com que a maioria das pessoas volte aos seus velhos hábitos alimentares e experimente o efeito ioiô. Permita-se algumas pequenas indulgências de vez em quando - divida uma sobremesa, coma apenas uma bolacha em vez de dois e desfrute de um pequeno pedaço de pizza de vez em quando para que não rebente após duas semanas e acabe por comer um hambúrguer jumbo.

São as nossas fortes emoções que dominam o nosso pensamento racional e nos desviam da realização dos nossos objectivos. Há muitas receitas saudáveis que você não vai acreditar que são tão deliciosas! Recolha-as, imprima-as e desfrute para que não acabe por se perguntar: "Porque é que desisto sempre de perder peso?".

  1. https://www.dailymail.co.uk/news/article-2421737/Diet-starts-today--ends-Friday-How-quickly-slip-bad-eating-habits-days.html
  2. https://www.health.com/nutrition/5-reasons-most-diets-fail-within-7-days